Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCAMPOS, Kimberlly Moreira-
dc.date.accessioned2025-09-15T12:22:34Z-
dc.date.available2025-09-15T12:22:34Z-
dc.date.issued2025-08-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9850-
dc.description.abstractRESUMO: O presente artigo realiza uma análise crítica das práticas inclusivas desenvolvidas no contexto da escola regular, com ênfase na inserção de estudantes surdos e nos desafios enfrentados pelos docentes na construção de estratégias pedagógicas eficazes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo geral é analisa, por meio de revisão bibliográfica com enfoque histórico as práticas pedagógicas inclusivas no ensino de Geografia voltadas para alunos surdos, identificando avanços, desafios e possibilidades. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Fonseca e Torres (2013), Sampaio; Sampaio; Almeida (2020), Santos; Vasconcelos (2019), Jesus; Santos Neto; Souza (2023), Silva et al (2024), entre outros. Os resultados indicam que a simples matrícula de estudantes com deficiência não garante, por si só, a efetivação de um ambiente inclusivo, sendo necessária a reestruturação das práticas pedagógicas, da formação docente e das condições institucionais. A investigação reforça a urgência de políticas públicas consistentes e de ações pedagógicas comprometidas com a inclusão plena e com a garantia do direito à aprendizagem para todos os alunos. Palavras-chave: Alunos surdos; Escola regular; Práticas pedagógicas; Ensino de Geografia; Educação inclusiva.___ABSTRACT: This article conducts a critical analysis of inclusive practices developed in regular schools, with an emphasis on the inclusion of deaf students and the challenges teachers face in developing effective pedagogical strategies. This is qualitative, the overall objective is to investigate, through a historical literature review, the pedagogical practices developed by Geography teachers in regular schools for deaf students, with the aim of identifying advances, challenges, and possibilities within the scope of inclusive education. The theoretical foundation is based on authors such as Sander (2015), Crippa and Vasconcelos (2012), Lobato (2018), Carvalho (2008), Cezar and Almeida (2016), among others. The results indicate that simply enrolling students with disabilities does not, in itself, guarantee the establishment of an inclusive environment; restructuring pedagogical practices, teacher training, and institutional conditions is necessary. The research reinforces the urgency of consistent public policies and pedagogical actions committed to full inclusion and guaranteeing the right to learning for all students.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectalunos surdos;pt_BR
dc.subjectescola regular;pt_BR
dc.subjectpráticas pedagógicas;pt_BR
dc.subjectensino de Geografia;pt_BR
dc.subjecteducação inclusivapt_BR
dc.subjectdeaf students;pt_BR
dc.subjectregular school;pt_BR
dc.subjectpedagogical practices;pt_BR
dc.subjectGeography teaching;pt_BR
dc.subjectinclusive education.pt_BR
dc.titleA construção de práticas inclusivas no ensino de geografia: uma análise bibliográfica dos processos de ensino e do contexto histórico da educação de surdospt_BR
dc.title.alternativeThe construction of inclusive practices in geography teaching: a bibliographic analysis of teaching processes and the historical context of deaf educationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kimberlly Moreira Campos .pdfTrabalho de Conclusão de Curso620,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.