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Título: Dificuldades Tópicos Discursivas dos Discentes do Ensino Médio na Redação do Enem: Uma análise em Pesquisas Bibliográficas
Título(s) alternativo(s): Difficulties with Discursive Topics of High School Students in the Enem Essay: An Analysis of Bibliographic Research
Difficultés avec les sujets discursifs des lycéens dans l'essai Enem : une analyse de la recherche bibliographique
Autor(es): SAMPAIO, Elielton
Palavras-chave: Redação do ENEM;
Dificuldades discursivas;
Produção textual;
Ensino médio;
Práticas pedagógicas
ENEM essay;
Discursive difficulties;
Textual production;
High school;
Pedagogical practices
Essai ENEM;
Difficultés discursives;
Production textuelle;
Lycée;
Pratiques pédagogiques
Data do documento: 12-Mai-2025
Editor: UFMA
Resumo: Esta monografia analisa as dificuldades tópicos discursivas enfrentadas pelos estudantes do ensino médio na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com o objetivo de identificar os principais desafios e propor estratégias pedagógicas para superá-los. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada em uma revisão sistemática da literatura. Os resultados evidenciam que problemas como a ausência de uma tese clara, a superficialidade dos argumentos, a falta de articulação lógica entre as ideias e o uso inadequado de conectores; comprometem significativamente a qualidade das redações. Além disso, verificou-se que a elaboração de propostas interventivas genéricas ou inviáveis é um desafio recorrente. Por outro lado, as práticas pedagógicas como oficinas de escrita colaborativa, reescrita orientada e análise crítica de textos exemplares mostraram-se eficazes para o desenvolvimento das competências discursivas dos alunos. Conclui-se que o ensino da produção textual deve ir além da aplicação de regras gramaticais, integrando teoria e prática para estimular o pensamento crítico e a capacidade argumentativa dos estudantes. Recomenda-se que futuras pesquisas explorem intervenções pedagógicas aplicadas em diferentes contextos escolares, visando aprimorar as competências exigidas pelo ENEM e contribuir para a formação cidadã dos alunos.
Descrição: This monograph analyzes the discursive topical difficulties faced by high school students in the writing section of the National High School Exam (ENEM), aiming to identify the main challenges and propose pedagogical strategies to overcome them. The research adopts a qualitative and exploratory approach based on a systematic literature review. The results show that issues such as the absence of a clear thesis, superficial arguments, lack of logical articulation between ideas, and inadequate use of connectors significantly compromise the quality of essays. Furthermore, the formulation of generic or unfeasible intervention proposals is a recurring challenge. On the other hand, pedagogical practices such as collaborative writing workshops, guided rewriting, and critical analysis of exemplary texts have proven effective in developing students’ discursive skills. It is concluded that teaching textual production must go beyond the application of grammatical rules, integrating theory and practice to stimulate students’ critical thinking and argumentative capacity. Future research is recommended to explore pedagogical interventions applied in different school contexts to improve the skills required by ENEM and contribute to students’ civic education._______Cette monographie analyse les difficultés discursives d'actualité rencontrées par les lycéens lors de l'épreuve d'écriture de l'examen national de fin d'études secondaires (ENEM). Elle vise à identifier les principaux défis et à proposer des stratégies pédagogiques pour les surmonter. La recherche adopte une approche qualitative et exploratoire fondée sur une revue systématique de la littérature. Les résultats montrent que des problèmes tels que l'absence de thèse claire, des arguments superficiels, un manque d'articulation logique entre les idées et une utilisation inadéquate des connecteurs compromettent considérablement la qualité des dissertations. De plus, la formulation de propositions d'intervention génériques ou irréalisables constitue un défi récurrent. En revanche, des pratiques pédagogiques telles que les ateliers d'écriture collaborative, la réécriture guidée et l'analyse critique de textes exemplaires se sont avérées efficaces pour développer les compétences discursives des élèves. Il est conclu que l'enseignement de la production textuelle doit aller au-delà de l'application de règles grammaticales, en intégrant théorie et pratique afin de stimuler la pensée critique et la capacité argumentative des élèves. Des recherches futures sont recommandées pour explorer les interventions pédagogiques appliquées dans différents contextes scolaires afin d'améliorer les compétences requises par l'ENEM et de contribuer à l'éducation civique des élèves.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9852
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Licenciatura Letras-Francês - Campus Bacanga

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