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http://hdl.handle.net/123456789/9853
Título: | Tabuleiro lógico: uma ferramenta interativa para ensino de conceitos abstratos de Química |
Título(s) alternativo(s): | Logic board: an interactive tool for teaching abstract chemistry concepts |
Autor(es): | ARAÚJO, Denilson dos Santos |
Palavras-chave: | jogos lúdicos; ensino de Química; aprendizagem significativa; ensino médio; gamificação; metodologias ativas; playful games; teaching Chemistry; meaningful learning; high school; gamification; active methodologies. |
Data do documento: | 29-Jul-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: ensino de Química enfrenta desafios significativos, como a percepção de complexidade e distanciamento dos conteúdos em relação ao cotidiano dos alunos. Este artigo apresenta uma proposta metodológica baseada no uso de jogos lúdicos para o ensino de Química no Ensino Médio, buscando promover aprendizagem significativa, engajamento e desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais. O objetivo foi analisar a eficácia de jogos didáticos, especialmente o “Tabuleiro Lógico”, como ferramenta pedagógica em turmas do 2º ano do Ensino Médio. A metodologia adotada envolveu a elaboração, aplicação e avaliação do jogo, além de sondagem diagnóstica e questionário pós-jogo. Os resultados evidenciaram alto engajamento, melhor compreensão dos conteúdos e uma taxa de aprovação de 98% entre os estudantes, indicando que a abordagem lúdica contribui para a superação das dificuldades tradicionais do ensino de Química. Conclui-se que a integração de jogos no currículo potencializa o interesse, facilita a aprendizagem e desenvolve habilidades essenciais para a formação integral dos estudantes.___ABSTRACT: Chemistry teaching faces significant challenges, such as the perceived complexity and disconnection of content from students' daily lives. This article presents a methodological proposal based on the use of playful games for teaching Chemistry in high school, seeking to promote meaningful learning, engagement, and the development of cognitive and socio-emotional skills. The objective was to analyze the effectiveness of educational games, especially the "Logic Board," as a pedagogical tool in second-year high school classes. The methodology adopted involved the development, implementation, and evaluation of the game, as well as diagnostic surveys and post-game questionnaires. The results demonstrated high engagement, improved understanding of the content, and a 98% approval rate among students, indicating that the playful approach contributes to overcoming the traditional challenges of teaching Chemistry. The conclusion is that integrating games into the curriculum enhances interest, facilitates learning, and develops essential skills for the comprehensive development of students. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9853 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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