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http://hdl.handle.net/123456789/9856
Título: | Desafios do aluno surdo: experiências inclusivas na escola José Rodrigues da Costa |
Título(s) alternativo(s): | Challenges for deaf students: inclusive experiences at the José Rodrigues da Costa school |
Autor(es): | CLEMENTE, Érica dos Santos |
Palavras-chave: | aluno surdo; bilinguismo; educação inclusiva; Libras; deaf student; bilingualism; inclusive education; Libras. |
Data do documento: | 26-Ago-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: O presente trabalho tem por intuito analisar os desafios do aluno surdo e as experiências inclusivas na escola José Rodrigues da Costa, em Grajaú-MA. O ensino inclusivo para os surdos pode ser desafiador, visto que, ao longo da história foram julgados incapazes de realizarem atividades inerentes a qualquer pessoa julgada como “normal”. Todavia, com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146/2015, há a promoção da inclusão social e a cidadania de pessoas com deficiência, garantindo-lhes o exercício dos direitos e liberdades fundamentais. Esse cenário é reforçado com o surgimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), ao dar voz aos surdos e assegurar a inclusão. Diante dessa perspectiva, este estudo teve como objetivo geral analisar os desafios do aluno surdo e as experiências inclusivas na escola da rede pública de ensino José Rodrigues da Costa. E como objetivos específicos: identificar se há intérpretes de Libras junto aos alunos surdos na sala de aula; verificar a percepção dos alunos e professores em relação ao ensino e convívio com alunos surdos; e averiguar os impactos sofridos no processo de ensino aprendizagem do aluno surdo. A abordagem metodológica empregada foi a mista, composta por uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão de literatura, complementada por uma pesquisa de campo. Para a pesquisa de campo realizou-se uma entrevista com uma aluna surda. A investigação está fundamentada nas teorizações de Quadros (2008), Strobel (2008 e 2009), Rezende (2010), Lopes (2011), Gesser (2012), Duarte (2013), Perlin (2013), Mori e Sander (2015) e outros que dialogam com a temática proposta. Espera-se, portanto, que a inclusão do aluno surdo ocorra desde a pré-escola e a Libras seja difundida mais a fundo no contexto de alunos ouvintes, contribuindo, assim, para um ensino, de fato, inclusivo.__ABSTRACT This paper analyzes the challenges faced by deaf students and the inclusive experiences at the José Rodrigues da Costa School in Grajaú, Maranhão. Inclusive education for deaf students can be challenging, given that, throughout history, they have been deemed incapable of performing activities inherent to any person deemed "normal". However, the Brazilian Inclusion Law (LBI), Law 13.146/2015, promotes social inclusion and citizenship for people with disabilities, guaranteeing them the exercise of fundamental rights and freedoms. This scenario is reinforced by the emergence of Brazilian Sign Language (Libras), which gives a voice to the deaf and ensures inclusion. Given this perspective, this study's overall objective was to analyze the challenges faced by deaf students and the inclusive experiences at the José Rodrigues da Costa public school. Its specific objectives were to identify whether there are sign language interpreters working with deaf students in the classroom; to assess student and teacher perceptions of teaching and interacting with deaf students; and to assess the impacts on the teaching and learning process of deaf students. The methodological approach employed was a mixed one, consisting of bibliographical research, such as a literature review, complemented by field research. For the field research, an interview was conducted with a deaf student. The research is based on the theories of Quadros (2008), Strobel (2008 and 2009), Rezende (2010), Lopes (2011), Gesser (2012), Duarte (2013), Perlin (2013), Mori and Sander (2015) and others who dialogue with the proposed theme. It is expected, therefore, that the inclusion of deaf students occurs from preschool onwards and that Libras is disseminated more deeply in the context of hearing students, thus contributing to a truly inclusive education. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9856 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú |
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