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dc.contributor.authorSILVA, Juliene Sobreira da-
dc.date.accessioned2025-09-15T14:35:59Z-
dc.date.accessioned2025-09-15T14:36:06Z-
dc.date.available2025-09-15T14:35:59Z-
dc.date.available2025-09-15T14:36:06Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9859-
dc.description.abstractResumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo compreender como o PRP contribuiu no processo de formação inicial docente, particularmente no curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Química. O Programa Residência Pedagógica (PRP) busca fortalecer a formação inicial de professores por meio da imersão na escola e do acompanhamento reflexivo da prática docente. A partir da questão norteadora “como o PRP contribuiu para o processo do aprender a ser professor, promovendo uma relação entre teoria e prática na licenciatura em Ciências Naturais – Química?” Adotando uma abordagem qualitativa, como relato de experiência, fundamentado nas vivências da autora como residente entre 2018 a 2020, foram utilizados como fontes de análise: registros de campo, relatório final e projeto de intervenção pedagógica e a análise foi organizada em três categorias: ambientação e observações; regência e planejamento; e projeto de intervenção. Para isso, foram mobilizadas discussões de autores como Nóvoa (1992), Libâneo (2015), Zeichner (1993, 1997), Pimenta (2009) e Tardif (2014). Os resultados evidenciaram que o PRP promove uma formação reflexiva e situada, contribuindo para a articulação entre teoria e prática, para o desenvolvimento de saberes docentes e para a construção da identidade profissional. Concluiu-se que o PRP configurou-se como um espaço relevante de formação, possibilitando o desenvolvimento de saberes profissionais além dos conteúdos acadêmicos, ademais, contribue para relação universidade e escola e preparar futuros professores para uma atuação crítica, contextualizada e reflexiva.__Abstract: This Final Course Work (TCC) aims to understand how the Pedagogical Residency Program (PRP) contributed to the initial teacher training process, particularly in the Bachelor's Degree in Natural Sciences - Chemistry. The PRP seeks to strengthen the initial training of teachers through immersion in schools and reflective supervision of teaching practices. Based on the guiding question 'how did the PRP contribute to the process of learning to be a teacher, promoting a relationship between theory and practice in the Bachelor's Degree in Natural Sciences - Chemistry?' Using a qualitative approach, as an experience report grounded in in the author's experiences as a resident from 2018 to 2020, the analysis sources included: field records, final report, and pedagogical intervention project, and the analysis was organized into three categories: orientation and observations; teaching and planning; and intervention project. To this end, discussions involving authors such as Nóvoa (1992), Libâneo (2015), Zeichner (1993, 1997), Pimenta (2009), and Tardif (2014) were mobilized. The results showed that the PRP promotes a reflective and situated training, contributing to the articulation between theory and practice, the development of teaching knowledge, and the construction of professional identity. It was concluded that the PRP has configured itself as a relevant space for training, enabling the development of professional knowledge beyond academic content, moreover, it contributes to the relationship between university and school and prepares future teachers for a critical, contextualized, and reflective performance.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectensino de química;pt_BR
dc.subjectformação inicial de professores;pt_BR
dc.subjectPRP;pt_BR
dc.subjectprática reflexiva;pt_BR
dc.subjectchemistry teaching;pt_BR
dc.subjectinitial teacher training;pt_BR
dc.subjectPRP;pt_BR
dc.subjectreflective practice.pt_BR
dc.titleAprender a ser professor: experiências formativas no programa residência pedagógica em Química, Grajaú-MApt_BR
dc.title.alternativeLearning to be a teacher: training experiences in the pedagogical residency program in Chemistry, Grajaú-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú
TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

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