Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9860
Título: | Introdução da nanociência e nanotecnologia no ensino médio de uma escola pública do município de Grajaú - MA |
Título(s) alternativo(s): | Introduction of nanoscience and nanotechnology in high school education at a public school in the municipality of Grajaú - MA |
Autor(es): | SOUSA, Nauane Cruz |
Palavras-chave: | nanociência; nanotecnologia; ensino de Química; metodologias alternativas; abordagem CTS; nanoscience; nanotechnology; Chemistry teaching; alternative methodologies; STS approach. |
Data do documento: | 7-Ago-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: A nanociência é o estudo em escalas nanométricas e a nanotecnologia é a aplicação do estudo em materiais nanométricos. O objetivo desse estudo foi promover a compreensão e a aplicação dos conceitos de nanociência e nanotecnologia no contexto escolar, de forma teórica e prática. A proposta surgiu da constatação de que, apesar da crescente presença da nanotecnologia em diversas áreas do cotidiano, como saúde, cosméticos, eletrônica e meio ambiente, sua abordagem no contexto escolar ainda é restrita, comprometendo a formação crítica e científica dos estudantes. Assim, o foco principal dessa pesquisa foi analisar estratégias didático-pedagógicas inovadoras capazes de tornar acessíveis os conceitos de nanociência e nanotecnologia no ensino médio. Este trabalho investigou a aplicação de metodologias alternativas no ensino de Ciências Naturais, com ênfase na nanociência e nanotecnologia, no “Centro de Ensino Nicolau Dino” em Grajaú - MA. Foram realizados encontros virtuais de planejamento, aulas teóricas com recursos lúdicos e interativos, atividades práticas laboratoriais e aplicação de questionários para diagnóstico e avaliação da aprendizagem. Os dados obtidos revelaram um desconhecimento inicial significativo por parte dos alunos em relação à nanotecnologia, suas aplicações e conceitos básicos como a escala nanométrica. Após a intervenção pedagógica, observou-se um aumento expressivo na compreensão dos estudantes, demonstrado pela melhoria nas respostas e maior interesse por temas ligados à saúde, bem-estar, sustentabilidade e tecnologia. A utilização de jogos, simuladores, contação de histórias e experimentos laboratoriais mostrou-se eficaz para estimular o protagonismo estudantil e promover um aprendizado mais crítico e interdisciplinar. Diante disso, o trabalho evidenciou que a inserção da nanotecnologia no ensino de Ciências é viável e relevante, desde que acompanhada de planejamento, formação docente e uso de estratégias pedagógicas adaptadas à realidade local. Os resultados reforçam a importância de aproximar a ciência da vida cotidiana dos alunos, promovendo o desenvolvimento de competências compatíveis com os desafios. A proposta também contribui para o fortalecimento da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), ao integrar os impactos sociais e éticos das inovações tecnológicas ao processo educativo.___ABSTRACT: Nanoscience is the study of nanoscales, and nanotechnology is the application of nanoscale materials. The objective of this study was to promote the understanding and application of nanoscience and nanotechnology concepts in schools, both theoretically and practically. The proposal arose from the observation that, despite the growing presence of nanotechnology in various areas of daily life, such as healthcare, cosmetics, electronics, and the environment, its approach in schools remains limited, compromising students' critical and scientific development. Therefore, the main focus of this research was to analyze innovative didactic and pedagogical strategies capable of making nanoscience and nanotechnology concepts accessible in high school. This study investigated the application of alternative methodologies in Natural Sciences teaching, with an emphasis on nanoscience and nanotechnology, at the Nicolau Dino Teaching Center in Grajaú, Maranhão. Virtual planning meetings, theoretical classes with playful and interactive resources, practical laboratory activities, and questionnaires for diagnostic and learning assessment were held. The data revealed a significant initial lack of knowledge among students regarding nanotechnology, its applications, and basic concepts such as the nanometric scale. After the pedagogical intervention, a significant increase in student understanding was observed, demonstrated by improved responses and increased interest in topics related to health, well-being, sustainability, and technology. The use of games, simulators, storytelling, and laboratory experiments proved effective in stimulating student protagonism and promoting more critical and interdisciplinary learning. Therefore, the study demonstrated that the inclusion of nanotechnology in science education is feasible and relevant, as long as it is accompanied by planning, teacher training, and the use of pedagogical strategies adapted to local realities. The results reinforce the importance of bringing science closer to students' daily lives, promoting the development of skills compatible with these challenges. The proposal also contributes to strengthening the Science- Technology-Society (STS) approach by integrating the social and ethical impacts of technological innovations into the educational process. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9860 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nauane_Sousa.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.