Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9861Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | SOUSA, Mayara Soares | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-15T16:05:59Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-15T16:05:59Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9861 | - |
| dc.description | This Final Course Work addresses the struggle of the São Manoel community, located in the municipality of Lago do Junco - MA, focusing on the experience of the José Nogueira Integrated Unit School. The research aims to understand how the struggles for land and education have marked the history of the community and how the school has organized pedagogically based on the formative matrices of rural education. The investigation was guided by the following central question: how can rural schools organize themselves based on the formative matrices of rural education? The methodology adopted involved a qualitative approach, based on bibliographic review, documentary research, and field research. Semi-structured interviews were conducted with community residents and leaders, in addition to analyzing school and community documents. The research also pointed to authors who discuss rural education as a result of social movements' struggles for schools that value peasant identity and respect popular knowledge. The results show that the São Manoel community has a history marked by resistance and popular organization, highlighting achievements such as land conquest, free access to babaçu groves, and the construction of contextualized education. The creation of the José Nogueira Integrated Unit School and other institutions such as the Antônio Fontenele Agricultural Family School and the Manoel Monteiro Family Center for Alternating Education are fruits of this collective process, grounded in valuing cultural practices, agroecological production, and citizens' formation among peasants. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a trajetória de luta da comunidade São Manoel, localizada no município de Lago do Junco - MA, com foco na experiência da Escola Unidade Integrada José Nogueira. A pesquisa tem como objetivo compreender de que forma as lutas pela terra e pela educação marcaram a história da comunidade e como a escola tem se organizado pedagogicamente a partir das matrizes formativas da educação do campo. A investigação foi guiada pela seguinte questão central: como a escola do campo pode se organizar a partir das matrizes formativas da educação do campo. A metodologia adotada envolveu uma abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com moradores e lideranças da comunidade, além da análise de documentos escolares e comunitários. A pesquisa também se apontou em autores que discutem a educação do campo como fruto da luta dos movimentos sociais por escola que valorize a identidade camponesa e respeite os saberes populares. Os resultados evidenciam que a comunidade São Manoel possui uma trajetória marcada pela resistência e organização popular, com destaque para a conquista da terra, o livre acesso aos babaçuais e a construção de uma educação contextualizada. A criação de escola Unidade Integrada José Nogueira e de outras instituições como a Escola Família Agrícola Antônio Fontenele e o Centro Familiar de Formação por Alternância Manoel Monteiro são frutos desse processo coletivo, pautado na valorização das práticas culturais, da produção agroecológica e da formação cidadã dos camponeses e camponesas. | pt_BR |
| dc.publisher | UFMA | pt_BR |
| dc.subject | Resistência; | pt_BR |
| dc.subject | Resistance; | pt_BR |
| dc.subject | Movimentos Sociais; | pt_BR |
| dc.subject | Social Movements; | pt_BR |
| dc.subject | Reforma Agrária; | pt_BR |
| dc.subject | Agrarian Reform; | pt_BR |
| dc.subject | Práticas Pedagógicas; | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogical Practices; | pt_BR |
| dc.subject | Justiça Social | pt_BR |
| dc.subject | Social Justice | pt_BR |
| dc.title | A LUTA PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA COMUNIDADE SÃO MANOEL E OS DESAFIOS DA ESCOLA UNIDADE INTEGRADA JOSÉ NOGUEIRA | pt_BR |
| dc.title.alternative | THE FIGHT FOR RURAL EDUCATION IN THE SÃO MANOEL COMMUNITY AND THE CHALLENGES OF THE JOSÉ NOGUEIRA INTEGRATED UNIT SCHOOL | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC do Curso de Graduação em Educação do Campo/Ciências Agrárias do Campus de Bacabal | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MAYARA SOARES SOUSA.pdf | TCC de Graduação | 995,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.