Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9863
Título: Da teoria a prática: O estágio supervisionado e uso de jogos didáticos no ensino de química orgânica na “EJA”
Título(s) alternativo(s): From theory to practice: Supervised internship and the use of educational games in teaching organic chemistry in “EJA”
Autor(es): ALVES, Rocilda Miranda
Palavras-chave: formação docente;
estágio supervisionado;
funções orgânicas;
ensino de Química;
metodologia lúdica;
teacher training;
supervised internship;
organic functions;
chemistry teaching;
playful methodology
Data do documento: 21-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: O presente relato de experiência tem como objetivo compreender como o Estágio Curricular Supervisionado II etapa II contribui para a articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Ciências Naturais, habilitação em Química. A partir disso, o trabalho buscou responder à seguinte questão: como o ECS pode contribuir para a articulação entre os saberes teóricos e práticos na formação docente no curso de Licenciatura em Química? A resposta surgiu a partir da intervenção pedagógica desenvolvida durante o referido estágio, intitulada "Metodologias ativas: cara a cara com as funções orgânicas", utilizou jogos didáticos como estratégia alternativa para facilitar o ensino de Química, especialmente em conteúdos considerados complexos. A atividade consistiu na elaboração de cartões com perguntas e respostas, aplicada a uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sob a supervisão do Supervisor Técnico. Os resultados demonstraram que a proposta favoreceu a motivação e a participação dos estudantes, especialmente daqueles com maiores dificuldades de aprendizagem, contribuindo para a superação de barreiras cognitivas e afetivas. Além disso, a vivência no estágio possibilitou à autora refletir sobre a complexidade da prática docente, compreendendo os desafios do cotidiano escolar e a distância existente entre concepções teóricas e a realidade vivenciada em sala de aula. Essa proposta promoveu maior engajamento dos estudantes, favorecendo a conexão entre os saberes teóricos e a prática pedagógica, além de contribuir para a formação crítica e reflexiva do estagiário. A experiência evidenciou que o estágio é um espaço privilegiado de integração entre universidade e escola, fortalecendo o desenvolvimento profissional do licenciando por meio de vivências significativas no ambiente escolar.__ABSTRACT: This experience report aims to understand how the Supervised Curricular Internship II stage II contributes to the connection between theory and practice in initial teacher training for the Bachelor's degree in Natural Sciences, specializing in Chemistry. Based on this, the study sought to answer the following question: how can the Supervised Curricular Internship II contribute to the connection between theoretical and practical knowledge in teacher training for the Bachelor's degree in Chemistry? The answer emerged from the pedagogical intervention developed during the internship, entitled "Active Methodologies: Face-to-Face with Organic Functions," which used educational games as an alternative strategy to facilitate the teaching of Chemistry, especially in complex subjects. The activity consisted of creating question-and answer cards and administered to a Youth and Adult Education (EJA) class under the supervision of the Technical Supervisor. The results demonstrated that the proposal favored student motivation and participation, especially those with greater learning difficulties, contributing to overcoming cognitive and emotional barriers. Furthermore, the internship experience allowed the author to reflect on the complexity of teaching practice, understanding the challenges of everyday school life and the gap between theoretical concepts and classroom reality. This approach fostered greater student engagement, fostering a connection between theoretical knowledge and pedagogical practice, and contributing to the intern's critical and reflective development. The experience demonstrated that the internship is a privileged space for integration between university and school, strengthening the undergraduate's professional development through meaningful experiences in the school environment.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9863
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rocilda_Alves.pdfTrabalho de Conclusão de Curso886,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.