Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9865| Título: | “Caminhos que poderiam ser”: entre o documentário imaginário e vivências subjetivas de graduandos em artes visuais |
| Título(s) alternativo(s): | “Paths that could have been”: between imaginary documentary and subjective experiences of visual arts undergraduates |
| Autor(es): | VASCONCELOS, Pedro Emanoel Fernandes de |
| Palavras-chave: | fotografia; documentário imaginário; fotografia expandida; museu imaginário; Photography; imaginary documentary; expanded photography; Imaginary Museum. |
| Data do documento: | 6-Ago-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | RESUMO: Esta é uma pesquisa qualitativa que trata sobre a produção de uma série fotográfica pautada no conceito de Documentário Imaginário e em vivências subjetivas de graduandos da licenciatura em Artes Visuais UFMA. Parte inicialmente de uma revisão bibliográfica, teórica, da fotografia que a concebe como uma linguagem versátil, à medida que permite diálogos entre o documental e a arte. Dessa forma apresento os conceitos de “Documentário Imaginário” (Lombardi, 2007) e “Fotografia expandida” (Junior, 2006) como caminhos possíveis. Em seguida, apresento minha trajetória com a fotografia, como venho construindo meu referencial visual, discuto o conceito de Museu Imaginário (Malraux, 1978) associando-o a recursos para a poética visual que construí nesta pesquisa. Analiso as séries fotográficas Silent Book (Miguel Rio Branco) e Sete (Breno Rotatori) com o intuito de exemplificá-las como propostas que apoiam-se no Documentário Imaginário. Por fim, analiso entrevistas com 7 graduandos da licenciatura em Artes Visuais UFMA, apresento e defendo a série fotográfica construída a partir destes diálogos. Discuto o conceito de experiência (Bondía, 2002), para fundamentar como analiso os relatos fornecidos por estes graduandos. Esta pesquisa tem por finalidade construir um espaço de escuta e reflexão sobre as experiências individualidades que atravessam o ambiente universitário, que são sensíveis e não apenas quantificáveis em notas acadêmicas.___ABSTRACT: This is a qualitative research that aims to present the production of a protographic series centered on the concept of an Imaginary Documentary and the subjective memories of undergraduate students in the Visual Arts Course at UFMA. The research parts, initially from a bibliographic and theoretical revision of the photograph which conceives it as a versatile language, to the extent that allows dialogues between the documentary and art. Thus i present concepts of “Imaginary Documentary” (Lombardi, 2007) and “Expanded Photograph” (Junior, 2006) as possible paths. Following that, i present my trajectory with photography. As i construct my visual references, i discuss the concept of Imaginary Museum (Maulraux, 1978) associating it to resources of visual poetics that i have built in this research. The analysis of photographic series such as Silent Book (Miguel Rio Branco) and Sete (Breno Rotatori) are made as well with the means of exemplifying them as propositions that support each other in the Imaginary Documentary. Ultimately, i analyse interviews with 7 undergraduate students in the Visual Arts Course at UFMA, i present and defend the photographic series constructed from these dialogues. I discuss the concept of Experience (Bondía, 2002), to instantiate how the reports given by those undergraduates are analysed. This research aims to build a space for listening and reflection on the individual experiences that cross the university environment, which are sensitive and not just quantifiable in academic grades. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9865 |
| Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Artes Visuais do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Pedro_Vasconcelos.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 30,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.