Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9866
Título: Química forense na educação: aplicação do luminol na detecção de sangue e a divulgação científica em escolas públicas
Título(s) alternativo(s): Forensic Chemistry in Education: Application of Luminol in Blood Detection and Scientific Communication in Public Schools
Autor(es): COSTA, José Henrique Batista da
Palavras-chave: quimioluminescência;
investigação criminal;
divulgação científica.
chemiluminescence;
criminal investigation;
scientific dissemination.
Data do documento: 29-Jul-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo: A Química Forense vem se consolidando como uma estratégia inovadora para tornar o Ensino de Ciências mais dinâmico, contextualizado e conectado à realidade dos estudantes da educação básica. Ao inserir casos e práticas investigativas inspiradas no cotidiano policial, é possível despertar o interesse dos alunos, promover o pensamento crítico e fortalecer a aprendizagem de conceitos químicos e interdisciplinares. O presente estudo justifica-se pela necessidade de aproximar conceitos de Química Forense ao ambiente escolar, tornando o ensino de ciências mais atrativo e contextualizado. O objetivo foi avaliar o impacto de uma atividade de divulgação científica, que incluiu uma palestra e uma prática experimental sobre a aplicação do luminol na detecção de sangue humano, conduzida por um perito criminal em uma escola pública e na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Grajaú-MA. A metodologia adotada foi qualitativa, com observação direta e registros fotográficos das reações do luminol, além da coleta de percepções dos participantes. Os resultados demonstraram maior interesse e compreensão dos alunos sobre a Química Forense e suas aplicações. Conclui-se que experiências práticas contribuem significativamente para a popularização da ciência e para a formação cidadã, evidenciando a importância de aproximar o ensino científico da realidade dos alunos.__ Abstract: Forensic chemistry has been establishing itself as an innovative strategy to make science teaching more dynamic, contextualised and connected to the reality of students in basic education. By incorporating cases and investigative practices inspired by everyday police work, it is possible to spark students' interest, promote critical thinking and strengthen the learning of chemical and interdisciplinary concepts. This study is justified by the need to bring concepts of forensic chemistry closer to the school environment, making science teaching more attractive and contextualised. The objective was to evaluate the impact of a scientific dissemination activity, which included a lecture and an experimental practice on the application of luminol in the detection of human blood, conducted by a criminal expert at a public school and at the Federal University of Maranhão (UFMA), Grajaú-MA campus. The methodology adopted was qualitative, with direct observation and photographic records of the reactions of luminol, in addition to collecting participants' perceptions. The results demonstrated greater interest and understanding of forensic chemistry and its applications among students. It was concluded that practical experiences contribute significantly to the popularisation of science and citizen education, highlighting
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9866
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséHenriqueBatista.pdfTrabalho de Conclusão de Curso992,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.