Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9868
Título: | A observação de aves no ensino de ciências: uma proposta de estratégia didática em uma escola pública de Santa Quitéria do Maranhão - MA |
Título(s) alternativo(s): | Birdwatching in science teaching: a proposal for a teaching strategy in a public school in Santa Quitéria do Maranhão - MA |
Autor(es): | ALVES, Ana Carla Pereira |
Palavras-chave: | Educação ambiental; ensino de Ciências; ensino fundamental; observação de aves; trilha interpretativa. birdwatching; elementary education; environmental Education; interpretive trail; science teaching. |
Data do documento: | 31-Jul-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: A observação de aves tem se consolidado como uma estratégia pedagógica eficaz para o ensino de Ciências, especialmente por possibilitar o desenvolvimento da curiosidade científica, da sensibilidade ambiental e da alfabetização científica entre estudantes do Ensino Fundamental. Este trabalho teve como objetivo investigar a utilização da observação de aves, por meio de trilhas interpretativas, como uma estratégia didático-pedagógica em escolas públicas do município de Santa Quitéria do Maranhão. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, aplicada com uma turma de 19 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi estruturada em três etapas: introdução teórica sobre a avifauna e a educação ambiental crítica; realização de uma trilha interpretativa em área próxima à escola; e avaliação pós-trilha, com aplicação de questionário e roda de conversa. Os resultados demonstraram avanços significativos no conhecimento dos estudantes sobre as espécies de aves locais, suas características morfológicas, comportamentais e funções ecológicas. Houve também melhora na percepção dos alunos sobre a importância da biodiversidade e a necessidade de preservação ambiental. A trilha possibilitou uma experiência prática, sensorial e coletiva, favorecendo o desenvolvimento de habilidades investigativas e do pensamento científico. Conclui-se que a integração entre a observação de aves e a Educação Ambiental Crítica promove uma aprendizagem significativa, reforça a valorização do território e contribui para a formação de sujeitos mais conscientes, críticos e engajados com a conservação do meio ambiente.__ABSTRACT: Birdwatching has emerged as an effective pedagogical strategy in Science education, especially for fostering scientific curiosity, environmental awareness, and scientific literacy among elementary school students. This study aimed to investigate the use of birdwatching, through interpretive trails, as a didactic-pedagogical strategy in public schools in the municipality of Santa Quitéria do Maranhão, Brazil. The research followed a qualitative, descriptive, and exploratory approach and was carried out with a group of 19 seventh-grade students. The study was developed in three stages: a theoretical introduction on bird species and critical environmental education; the execution of an interpretive trail in a nearby natural area; and a post-trail evaluation using a questionnaire and a group discussion. The results revealed significant improvements in students’ knowledge about local bird species, including their morphology, behavior, and ecological functions. Additionally, there was a noticeable enhancement in students' perception of biodiversity and the importance of environmental preservation. The field experience provided a practical, sensory, and collaborative learning opportunity that supported the development of investigative skills and scientific thinking. It is concluded that integrating birdwatching with Critical Environmental Education fosters meaningful learning, strengthens students’ connection with their local environment, and contributes to the formation of more conscious, critical, and environmentally engaged individuals. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9868 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana_Carla_Alves.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.