Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9869
Título: Ensino de reações de combustão por conceitos, experimentos e síntese de nanomateriais
Título(s) alternativo(s): Birdwatching in science teaching: a proposal for a teaching strategy in a public school in Santa Quitéria do Maranhão - MA
Autor(es): CARVALHO, Armando Gomes de
Palavras-chave: combustão;
ensino de Ciências,
Físico-químico;
teórico-experimental;
combustion;
Science education;
Physical-chemistry;
theoretical-experimental.
Data do documento: 18-Jun-2026
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Reações químicas acontecem em nossa vida cotidiana, desde o processo de digestão de alimentos até a combustão para gerar energia, mostrando o ensino de oxirredução e suas aplicações são presentes no nosso dia a dia. O presente trabalho discute uma sequência teórico experimental desenvolvida para cursos de Química do Ensino Médio, na qual os alunos exploram os conceitos e os processos químicos que regem os fenômenos relacionados às reações de combustão. A metodologia adotada foi dividida em três partes, que envolve teoria, experimentos de baixo custo e demonstração do processo de síntese por reação de combustão, sendo aplicada na escola Centro Educa Mais Conego Nestor Cunha, localizado no município de Santa Quitéria do Maranhão, com uma turma de terceira série do ensino médio. A sequência teórica-experimental proposta foi quali-quantitava, visualizada por meio de perguntas e respostas que se tornou gráficos produzidos após a aplicação. As respostas ao questionário evidenciaram uma aprendizagem significativa sobre o tema, demonstrando que a proposta trouxe inovação para as aulas tradicionais de Química na escola, ao proporcionar a oportunidade de acompanhar, passo a passo, o processo de investigação.____ABSTRACT: Chemical reactions occur in our daily lives, from the digestion of food to combustion processes for energy generation, highlighting the relevance of teaching redox reactions and their applications in everyday contexts. This study presents a theoretical-experimental sequence developed for high school Chemistry courses, where students explore the concepts and chemical processes underlying combustion reactions. The methodology consisted of three stages: theoretical instruction, low-cost experiments, and demonstration of the synthesis process via combustion reactions. The sequence was implemented at Centro Educa Mais Cônego Nestor Cunha in Santa Quitéria do Maranhão with a third-year high school class. The qualitative and quantitative evaluation was conducted through questionnaires, whose responses were analyzed graphically. Results indicate significant student learning and show that the approach introduced innovation into traditional Chemistry teaching by enabling students to follow the investigative process step-by-step.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9869
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Armando_Carvalho.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.