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http://hdl.handle.net/123456789/9871
Título: | O ensino de Ciências Naturais na educação de surdos: um estudo a partir da realidade escolar de São Bernardo - MA |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of Natural Sciences in the education of the deaf: a study based on the school reality of São Bernardo - MA |
Palavras-chave: | educação de surdos; práticas docentes; ensino de Ciências Naturais; São Bernardo MA; deaf education; teaching practices; natural sciences Education; São Bernardo-MA |
Data do documento: | 6-Jun-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: A presente pesquisa traz uma reflexão sobre a vida e a educação das pessoas surdas sob a perspectiva da diferença. Dada à especificidade do tema, esta investigação insere-se no âmbito Estudos Surdos, uma área da Educação, influenciada pelos Estudos Culturais, que analisa as representações históricas da surdez e seus impactos nas políticas educacionais direcionadas a essa comunidade. O objetivo da pesquisa é analisar as práticas docentes voltadas para estudantes surdos, tendo como campo de investigação a Escola Municipal Raimundo Poincaré de Sousa, no município de São Bernardo – MA. Para tanto, foi delimitado como foco a investigação das estratégias adotas pelos professores da área de Ciências Naturais, com ênfase no ensino de Ciências e Matemática. À medida que o estudo foi sendo estruturado, identificou-se a necessidade de ampliar a discussão, incluindo o debate sobre a importância da LIBRAS no processo de integração dos estudantes surdos no contexto escolar regular do município de São Bernardo-MA. Quanto aos procedimentos técnicos, optou-se por uma pesquisa de abordagem pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e análise de dados coletados por meio de entrevistas. Os resultados mostram avanços importantes, como a presença do intérprete de LIBRAS e o interesse dos professores em formação continuada, mas também apontam desafios. O principal deles é a limitada proficiência em LIBRAS por parte dos docentes, aspecto que pode estar diretamente relacionado às lacunas presentes na formação inicial. Com relação às práticas empregadas no ensino de Ciências e Matemática, observou-se a prevalência de práticas tradicionais, a ausência de atividades práticas e experimentais. A limitada proficiência em libras também é apontada como o principal obstáculo à inclusão. Embora recursos como a internet, jogos didáticos e aplicativos de tradução, como o Hand Talk, sejam utilizados, sua aplicação ainda se apresenta de forma restrita.__ABSTRACT: This research presents a reflection on the life and education of deaf people from the perspective of difference. Given the specificity of the topic, this study is situated within the field of Deaf Studies, an area of Education influenced by Cultural Studies, which analyzes the historical representations of deafness and their impacts on educational policies directed at this community. The main objective is to analyze teaching practices aimed at deaf students, with the Municipal School Raimundo Poincaré de Sousa, located in São Bernardo – MA, as the field of investigation. The research focused on the strategies adopted by Natural Sciences teachers, with an emphasis on Science and Mathematics education. As the study progressed, it became necessary to broaden the discussion by including the importance of LIBRAS (Brazilian Sign Language) in the process of integrating deaf students into the regular school context of São Bernardo-MA. Methodologically, a qualitative approach was adopted, developed through bibliographic research and data analysis collected through interviews. The results show important advances, such as the presence of LIBRAS interpreters and teachers' interest in continuing education, but also highlight challenges. The main one is the limited proficiency in LIBRAS among teachers, which may be directly related to gaps in their initial training. Regarding the teaching practices in Science and Mathematics, a predominance of traditional methods and the absence of practical and experimental activities were observed. The limited proficiency in LIBRAS remains the main barrier to inclusion. Although resources like the internet, educational games, and translation apps such as Hand Talk are used, their application remains limited. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9871 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
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