Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9872
Título: | Pedagogia do lúdico aplicada ao ensino de Química |
Título(s) alternativo(s): | Playful pedagogy applied to the teaching of Chemistry |
Autor(es): | SOUSA, Jaqueline Diniz |
Palavras-chave: | Pedagogia do lúdico; ensino de Química; jogo; Playful pedagogy; teaching Chemistry; game |
Data do documento: | 4-Ago-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: A pedagogia do lúdico é uma metodologia eficaz para se aplicar no ensino de Química. Pesquisa de conclusão de curso que tem como objetivo geral analisar como as práticas lúdicas podem aprimorar o entendimento e a motivação dos estudantes, oferecendo uma possibilidade prática para os desafios atuais na educação de Química. Discute-se a importância do jogo no ensino de química, capaz de tornar o conteúdo mais acessível, despertar o interesse dos alunos e favorecer o aprendizado de forma dinâmica e significativa. A metodologia deste trabalho combinou uma pesquisa bibliográfica e uma abordagem qualitativa. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com base em autores que discutem o ensino de química, a ludicidade como ferramenta pedagógica ativa no processo de ensino-aprendizagem. Em seguida, foi desenvolvido a pesquisa de campo com caráter exploratório, por meio da aplicação de uma atividade prática em sala de aula, utilizando um jogo. Os resultados demonstraram que o uso de jogos contribuiu para a compreensão dos conceitos e para promover um ambiente de aprendizagem mais motivador aos alunos. Conclui-se que a inserção de práticas lúdicas no ensino de química é uma estratégia eficaz para reforçar o processo de ensino-aprendizagem, quando bem planejado e aplicado, transforma a sala de aula em um espaço de descoberta, interesse e interação.__ABSTRACT: Playful pedagogy is an effective methodology to be applied in teaching Chemistry. Course conclusion research that has the general objective of analyzing how playful practices can improve students' understanding and motivation, offering a practical possibility for current challenges in Chemistry education. The importance of the game in teaching chemistry is discussed, capable of making content more accessible, arousing student interest and encouraging learning in a dynamic and meaningful way. The methodology of this work combined bibliographical research and a qualitative approach. Initially, a bibliographical research was carried out based on authors who discuss the teaching of chemistry, playfulness as an active pedagogical tool in the teaching-learning process. Next, field research was developed with an exploratory nature, through the application of a practical activity in the classroom, using a game. The results demonstrated that the use of games contributed to the understanding of concepts and to promoting a more motivating learning environment for students. It is concluded that the inclusion of playful practices in chemistry teaching is an effective strategy to reinforce the teaching-learning process, when well planned and applied, transforming the classroom into a space for discovery, interest and interaction. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9872 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jaqueline_Sousa.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.