Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9873
Título: Perspectivas didáticas no ensino de Ciências: um estudo a partir da realidade de escolas públicas de Santa Quitéria - MA.
Título(s) alternativo(s): Didactic perspectives in Science teaching: a study based on the reality of public schools in Santa Quitéria - MA.
Autor(es): LUZ, Kaylane Christine da Cruz
Palavras-chave: didática;
ensino de ciências naturais;
escolas públicas;
didactics;
science teaching;
public schools.
Data do documento: 30-Jun-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Esse trabalho investiga as perspectivas didáticas no ensino de Ciências em escolas públicas de Santa Quitéria-MA. A pesquisa parte do desafio crescente no ensino de Ciências, evidenciado pela falta de interesse dos alunos, a escassez de recursos e a ausência de valorização profissional dos professores. Baseando-se em autores como José Carlos Libâneo e Selma Garrido Pimenta, o estudo analisa a importância da didática crítica e reflexiva na formação docente e na prática pedagógica. O ensino de Ciências enfrenta problemas como salas desmotivadoras, ausência de formação continuada e metodologias pouco dinâmicas. A metodologia empregada foi qualitativa, com aplicação de questionários a professores das escolas U.E.B Cônego Nestor Cunha e Colégio Militar Tiradentes. A análise dos dados revelou que, embora alguns docentes tenham formação específica na área, ainda há desafios relacionados à falta de formação continuada, ausência de infraestrutura adequada, e pouca oferta de cursos sobre educação inclusiva. A precariedade dos recursos didáticos, a limitação na realização de atividades práticas e o descompasso entre a ciência moderna e o currículo escolar foram destacados. Os professores apontaram a importância de práticas interdisciplinares, o uso de exemplos do cotidiano e de metodologias que aproximem a teoria da prática para tornar o aprendizado mais significativo. Também enfatizaram a necessidade de investimentos em laboratórios, materiais didáticos, formação contínua e parcerias institucionais. Experiências práticas e atividades de campo foram vistas como formas de tornar o ensino mais atrativo, mesmo com limitações estruturais. Conclui-se que a melhoria do ensino de Ciências nas escolas públicas passa pela valorização da formação inicial e continuada dos professores, investimentos em infraestrutura, promoção da interdisciplinaridade e incentivo a práticas pedagógicas dinâmicas.___ABSTRACT: This study investigates the didactic perspectives in science teaching in public schools in Santa Quitéria, Maranhão. The research is based on the growing challenge in science teaching, evidenced by the lack of interest of students, the scarcity of resources and the lack of professional appreciation of teachers. Based on authors such as José Carlos Libâneo and Selma Garrido Pimenta, the study analyzes the importance of critical and reflective didactics in teacher training and pedagogical practice. Science teaching faces problems such as unmotivating classrooms, lack of continuing education and undynamic methodologies. The methodology used was qualitative, with questionnaires applied to teachers at the U.E.B Cônego Nestor Cunha and Colégio Militar Tiradentes schools. Data analysis revealed that, although some teachers have specific training in the area, there are still challenges related to the lack of continuing education, lack of adequate infrastructure and few courses on inclusive education. The precariousness of teaching resources, the limitation in carrying out practical activities and the mismatch between modern science and the school curriculum were highlighted. The teachers highlighted the importance of interdisciplinary practices, the use of examples from everyday life, and methodologies that bring theory and practice closer together to make learning more meaningful. They also emphasized the need for investments in laboratories, teaching materials, ongoing training, and institutional partnerships. Practical experiences and field activities were seen as ways to make teaching more attractive, even with structural limitations. It is concluded that improving science teaching in public schools involves valuing initial and ongoing teacher training, investing in infrastructure, promoting interdisciplinarity, and encouraging dynamic pedagogical practices.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9873
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kaylane_Luz.pdfTrabalho de Conclusão de Curso379,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.