Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9874
Título: Entre sinais e ciências: desafios da docência inclusiva no ensino de alunos surdos
Título(s) alternativo(s): Between signs and sciences: challenges of inclusive teaching in the education of deaf students
Autor(es): FEITOSA, Keyth Whinslyth Carvalho Silva
Palavras-chave: educação inclusiva;
ensino de Ciências;
educação de surdos;
práticas docentes;
inclusive education;
Science teaching;
deaf education;
teaching practice.
Data do documento: 22-Jul-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: A trajetória histórica do surdo ao longo da história encontra-se profundamente marcada pela exclusão, tanto no ambiente escolar quanto na sociedade em geral. Esse processo de exclusão se desdobrou em práticas, políticas, concepções culturais e abordagens educacionais que, ainda hoje dificultam o acesso, a permanência e o pleno desenvolvimento educacional desse grupo. No ensino de Ciências, essas barreiras, tornam-se ainda mais evidentes, considerando que essa área exige a compreensão de conceitos abstratos e específicos que, muitas vezes, não encontram equivalência direta na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Diante desse cenário, esta pesquisa teve como objetivo investigar os desafios enfrentados por professores do ensino fundamental no processo de inclusão de alunos surdos nas aulas de Ciências, em escolas públicas do município de Santa Quitéria do Maranhão. A pesquisa foi conduzida com abordagem qualitativa, utilizando questionários e entrevistas com docentes. Para embasar as discussões apresentadas nesta análise, recorre-se aos aportes teóricos de diversos autores que tratam da educação inclusiva, das especificidades do ensino para alunos surdos e das estratégias pedagógicas voltadas ao ensino de Ciências, como Skliar (1998), Quadros e Karnopp (2004), Sassaki (2006), Capovilla (2011), entre outros. Os resultados revelaram uma série de obstáculos persistentes, entre eles: a ausência de formação específica dos docentes para o ensino de surdos; a carência de materiais didáticos acessíveis em LIBRAS; a escassez de intérpretes nas salas de aula; e a inexistência de políticas pedagógicas institucionais efetivas. Apesar desses desafios, os professores demonstraram esforço em adaptar estratégias como o uso de recursos visuais, vídeos em LIBRAS, mapas conceituais e tecnologias digitais.__ABSTRACT: The historical trajectory of deaf individuals has been profoundly marked by exclusion, both in the school environment and in society at large. This process of exclusion has unfolded through practices, policies, cultural conceptions, and educational approaches that, even today, hinder access, permanence, and the full educational development of this group. In Science education, these barriers become even more evident, given that this field requires the understanding of abstract and specific concepts that often lack direct equivalents in Brazilian Sign Language (LIBRAS). In light of this scenario, this research aimed to investigate the challenges faced by elementary school teachers in the process of including deaf students in Science classes in public schools in the municipality of Santa Quitéria do Maranhão. The research employed a qualitative approach, using questionnaires and interviews with teachers. To support the discussions presented in this analysis, theoretical contributions from various authors who address inclusive education, the specificities of teaching deaf students, and pedagogical strategies for Science education were used, such as Skliar (1998), Quadros and Karnopp (2004), Sassaki (2006), Capovilla (2011), among others. The results revealed a series of persistent obstacles, including: the lack of specific teacher training for teaching deaf students; the shortage of accessible didactic materials in LIBRAS; the scarcity of interpreters in classrooms; and the absence of effective institutional pedagogical policies. Despite these challenges, the teachers showed efforts to adapt strategies such as the use of visual resources, videos in LIBRAS, concept maps, and digital technologies.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9874
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Keyth_Feitosa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.