Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9876
Título: | Personalidades negras: verbetes biográficos de artistas, ativistas e educadores afro-maranhenses |
Título(s) alternativo(s): | Black personalities: biographical entries of Afro-Maranhão artists, activists and educators |
Autor(es): | SOUSA, Olilia Marcela Ramos de |
Palavras-chave: | personalidades negras; Lei 10.639/2003; verbetes biográficos. black personalities; Law 10.639/2003; biographical profiles. |
Data do documento: | 8-Set-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Com o propósito de dar visibilidade a cinco personalidades negras do município de Grajaú/MA, bem como destacar as experiências e práticas culturais e educacionais desenvolvidas na região centro-sul maranhense, o presente artigo almeja subsidiar propostas de atividades didáticas a serem desenvolvidas nas escolas da educação básica e servir de material de apoio para os profissionais da educação e futuros profissionais. Parte relevante de nossa proposta consiste em apresentar aos estudantes uma nova percepção a respeito do papel do negro na história do Brasil e assim contribuir para que ocorra de maneira efetiva a implementação da lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. Recorrendo à metodologia da história oral e aos estudos de trajetórias e biografias provenientes do campo historiográfico (BORGES, 2008; PEREIRA, 2000; SCHWARCZ, 2013), procuramos reconstituir as trajetórias de vida de personalidades afro-maranhenses de Grajaú/MA, lançando mão dos seguintes critérios: ter uma contribuição relevante para o desenvolvimento histórico-cultural da cidade de Grajaú/MA; engajamento na luta antirracista por meio de projetos educacionais e/ou culturais; estar disposto a compartilhar sua história de vida. A partir das entrevistas realizadas, elaboramos os verbetes biográficos em parceria com os/as pesquisadores/as do Museu Afrodigital do Maranhão, um espaço que tem nos proporcionado conferir visibilidade, representatividade e protagonismo a personalidades afro-maranhenses. |
Descrição: | ABSTRACT With the purpose of focusing on five black personalities from the municipality from the Grajaú/MA, as well as the cultural and educational experiences and practices developed in the south-central region of Maranhão, this article aims to subsidize teaching activities to be developed in basic education schools and serve as support material for professionals and future professionals in education. A key part of our proposal is to introduce students to a new understanding of the role of black people in brazilian history, thus contributing to the effective implementation of Law 10.639/2003, which makes the teaching of afro-brazilian an african history and culture in schools. Using oral history methodology and studies of trajectories and biographies from the historiographical field (BORGES, 2008; PEREIRA, 2000; SCHWARCZ, 2013), we seek to reconstruct the life trajectories of black personalities from Grajaú/MA, using the following criteria: having made a significant contribution to the historical and cultural development of the city; commitment to the anti-racist struggle through educational and/or cultural projects; and willingness to share their life stories. Based on the interviews conducted, we created biographical profiles in collaboration with researchers from the Afrodigital Museum of Maranhão, a space that has allowed us to give visibility, representation, and proeminence to afro-descendant personalities from Maranhão. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9876 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLILIA_SOUSA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 385,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.