Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9877
Título: O livro didático no ensino de Ciências na era digital: uma análise crítica de sua relevância na educação básica
Título(s) alternativo(s): The textbook in science teaching in the digital age: a critical analysis of its relevance in basic education
Autor(es): CARVALHO, Laylson da Silva
Palavras-chave: livro didático;
tecnologias digitais;
prática pedagógica;
era digital;
textbook;
digital technologies;
pedagogical practice;
digital age.
Data do documento: 22-Mai-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Em meio às transformações educacionais impulsionadas pela era digital, o livro didático impresso ainda ocupa um espaço central nas salas de aula brasileiras. Este trabalho analisa a relevância do livro didático no ensino de Ciências, considerando os desafios e possibilidades trazidos pelas tecnologias digitais. A pesquisa, de caráter qualitativo e quantitativo, com abordagem descritiva, combinou revisão de literatura e pesquisa de campo. Foram aplicados questionários a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, professores e coordenadores de duas escolas — uma pública e outra particular — no município de São Bernardo-MA. Os dados foram organizados em quatro eixos temáticos: uso do livro didático; uso de tecnologias; integração entre ambos; e infraestrutura e condições de uso. Os resultados indicam que, mesmo com o avanço das tecnologias, o livro didático segue sendo um recurso central, especialmente por sua acessibilidade, organização e confiabilidade. Conclui-se que sua integração com recursos digitais, quando acompanhada de formação docente e boas condições estruturais, pode enriquecer o ensino de Ciências e tornar as aulas mais significativas.___ABSTRACT: Amid the educational transformations driven by the digital age, the printed textbook still holds a central place in Brazilian classrooms. This study analyzes the continued relevance of the textbook in Science teaching, considering the challenges and possibilities brought by digital technologies. The research, with a qualitative and quantitative approach and descriptive character, combined literature review and field research. Questionnaires were applied to 9th-grade students, teachers, and pedagogical coordinators from two schools — one public and one private — in the municipality of São Bernardo-MA. The data were organized into four thematic axes: use of the textbook; use of technologies; integration between both; and infrastructure and conditions of use. The results indicate that, despite the growing presence of technologies, the textbook remains a central resource, especially for its accessibility, content organization, and reliability. It is concluded that its integration with digital tools, when supported by teacher training and adequate infrastructure, can enhance Science teaching and make classes more meaningful.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9877
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laylson_Carvalho.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.