Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9878
Título: As estratégias e metodologias do ensino de química na modalidade EJA: um estudo de caso nas escolas de Luzilândia - PI
Título(s) alternativo(s): The strategies and methodologies of teaching chemistry in the EJA modality: a case study in schools in Luzilândia - PI
Autor(es): SOUSA, Magdiel
Palavras-chave: EJA;
ensino aprendizagem;
Química;
Youth and Adult Education (EJA);
teaching and learning;
Chemistry.
Data do documento: 21-Jul-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: O ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta desafios e oportunidades únicas devido às especificidades dessa modalidade de ensino, que visa atender alunos com trajetórias de vida diversas e, muitas vezes, marcadas por interrupções educacionais. Portanto, pesquisas nessa área são cruciais para adaptar o ensino a essa modalidade, considerando as particularidades dos alunos e suas experiências de vida. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo investigar e analisar as estratégias e metodologias de ensino de Química aplicadas na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) no CETI José Lopes de Araújo e CETI João de Assis Marques em Luzilândia - PI, para assim, identificar os desafios enfrentados e as práticas eficazes para o aprimoramento do ensino e aprendizagem da Química. Ao analisar as metodologias utilizadas, busca-se contribuir para um ensino mais significativo e eficiente. O estudo demonstra, dentre outros, a investigação das estratégias de ensino empregadas e a identificação de desafios enfrentados pelos professores. Para tanto, utilizou-se da coleta de dados por meio de questionários direcionados aos professores dos campos estudados. Os resultados revelam que os professores ainda enfrentam desafios como a falta de recursos, a necessidade de formação continuada e a adaptação curricular. No entanto, práticas como o uso de exemplos do cotidiano, a valorização da experiência prévia dos alunos e o incentivo à participação ativa mostram-se promissores para melhorar o ensino. A pesquisa destaca a importância de superar os desafios e investir em práticas pedagógicas eficazes para garantir um ensino de química de qualidade na EJA, promovendo a inclusão e a aprendizagem significativa dos alunos.___ABSTRACT: The teaching of Chemistry in Youth and Adult Education (EJA) presents unique challenges and opportunities due to the specific characteristics of this educational modality, which aims to serve students with diverse life trajectories, often marked by educational interruptions. Therefore, research in this area is essential to adapt teaching to this context, taking into account the particularities and life experiences of the students. In this context, the present study aims to investigate and analyze the strategies and teaching methodologies of Chemistry applied in the EJA program at CETI José lopes de Araújo CETI João de Assis Marques, in Luzilândia – PI, in order to identify the challenges faced and the effective practices that contribute to improving Chemistry teaching and learning. By analyzing the methodologies employed, the study seeks to contribute to more meaningful and efficient teaching. Among other aspects, the study explores the teaching strategies used and identifies the challenges faced by teachers. For this purpose, data were collected through semi-structured questionnaires addressed to teachers working in this educational context. The results reveal that teachers still face challenges such as lack of resources, the need for continuing education, and curricular adaptation. However, practices such as using real-life examples, valuing students’ prior experiences, and encouraging active participation have proven to be promising for improving teaching. The research highlights the importance of overcoming these challenges and investing in effective pedagogical practices to ensure quality Chemistry education in EJA, promoting inclusion and meaningful learning for students.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9878
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Magdiel_Sousa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.