Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9880
Título: O uso de jogos didáticos como ferramenta no ensino de Química
Título(s) alternativo(s): The use of educational games as a tool in teaching Chemistry
Autor(es): OLIVEIRA, Wendel Silva
Palavras-chave: jogos didáticos;
ensino de química;
tabela periódica;
didactic games;
chemistry teaching;
periodic table.
Data do documento: 8-Mai-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Pesquisa que tem como objetivo analisar o uso de jogos didáticos no ensino de química nas escolas públicas, articulando aspectos teóricos e práticos, que possam comprovar o jogo como instrumento pedagógico capaz de promover a aprendizagem por meio da ludicidade. Trata-se de um estudo feito com base nas percepções de alunos da rede de ensino público sobre o uso de jogos didáticos para o ensino de química. A metodologia foi de caráter qualitativo, em que se reuniu e analisou dados revelados na pesquisa, bem como mostra-se a interação entre aluno e professor no processo do ensino de química. O ensino de química ainda enfrenta desafios significativos, e é algo muito relativo, quando se junta o teórico e a prática percebe-se o quanto é divertido essa aprendizagem. Os resultados dessa pesquisa apontam que os jogos didáticos são uma alternativa metodológica eficaz para tornar a aprendizagem mais atrativa e significativa. Com essa metodologia o aprendizado se torna ainda mais satisfatório, pois tanto aluno, como professor podem não só aprender e ensinar como também sair de uma prática mecânica, buscando assim novas ferramentas para esse aprendizado. Concluiu-se ainda através dessa pesquisa realizada com alunos e professores, que esses dados nos levam a refletir o quão importante como se ter conhecimento sobre a química, é também ter a vontade e o prazer de aprender sobre a mesma.___ABSTRACT: This research aims to analyze the use of didactic games in teaching chemistry in public schools, articulating theoretical and practical aspects based on the reference of authors such as Kishimoto (2007), who defends the game as a pedagogical instrument capable of promoting learning through playfulness. This is a study based on the perceptions of public school students about the use of educational games to teach chemistry. The methodology was qualitative in nature, gathering and analyzing data revealed in the research, as well as showing the interaction between student and teacher in the process of teaching chemistry. The teaching of chemistry still faces significant challenges, and it is something very relative. When you put theory and practice together, you realize how much fun learning can be. The results of this research show that educational games are an effective methodological alternative for making learning more attractive and meaningful. With this methodology, learning becomes even more satisfactory, as both the student and the teacher can not only learn and teach, but also break away from mechanical practice, thus seeking new tools for this learning. It was also concluded through this research carried out with students and teachers that this data leads us to reflect on how important it is to have knowledge about chemistry, as well as the desire and pleasure to learn about it
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9880
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wendel_Oliveira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso820,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.