Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9881
Título: O uso de um kit de eletrólise elaborado com materiais de baixo custo como recurso didático no ensino de Química.
Título(s) alternativo(s): The use of an electrolysis kit made with low-cost materials as a teaching resource in Chemistry teaching.
El uso de un kit de electrólisis fabricado con materiales de bajo costo como recurso didáctico en la enseñanza de
Autor(es): DAMASCENO, Yasmim Pereira
Palavras-chave: recurso didático;
Kit de eletrólise;
experimentação;
materiais de baixo custo;
ensino de Química;
teaching resource;
electrolysis kit;
experimentation;
low-cost materials;
Chemistry teaching.
recurso didáctico;
kit de electrólisis;
experimentación;
materiales de bajo coste;
enseñanza de la Química.
Data do documento: 5-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: No contexto do ensino de química, é amplamente reconhecido que a prática experimental desempenha um papel crucial no sucesso da assimilação dos conteúdos. Contudo, nas escolas públicas, ainda é predominante o método tradicional de ensino, devido à falta de recursos e à desatualização das abordagens pedagógicas dos professores. Esses desafios constantes impedem a realização adequada das atividades experimentais em sala de aula. Diante desse cenário, o presente estudo destaca a relevância da experimentação no Ensino Médio a partir do uso de um kit laboratorial de eletrólise confeccionado com materiais alternativos. O presente trabalho avaliou a percepção de 58 discentes do curso de Química da Universidade Federal do Maranhão do campus de São Bernardo. A metodologia adotada combinou abordagens qualitativas e quantitativas, incluindo questionários pré e pós-teste, aula expositiva dialogada e prática experimental com o kit. Observou-se que a realização de atividades experimentais na escola, empregando recursos didáticos de baixo custo, resulta em melhorias notáveis na motivação, participação e envolvimento dos alunos durante as aulas teórico/práticas, o que se reflete em um aprendizado mais efetivo dos conceitos de química. A pesquisa de satisfação evidenciou uma receptividade positiva dos alunos ao método adotado, indicando sua disposição em utilizar o kit como recurso didático em futuras aulas. Em suma, o uso de kits experimentais acessíveis demonstrou ser uma abordagem promissora para o ensino de química, proporcionando uma aprendizagem ativa e enriquecedora, preparando os alunos para desafios contemporâneos com conhecimento científico sólido e habilidades práticas desenvolvidas.___ABSTRACT: In the context of Chemistry teaching, it is widely recognized that experimental practice plays a crucial role in the successful assimilation of content. However, in public schools, the traditional teaching method is still predominant, due to the lack of resources and the outdated pedagogical approaches of teachers. These constant challenges prevent the adequate implementation of experimental activities in the classroom. Given this scenario, the present study highlights the relevance of experimentation in high school, using an electrolysis laboratory kit made with alternative materials. The present work evaluated the perception of 58 Chemistry students from the Federal University of Maranhão on the São Bernardo campus. The methodology adopted combined qualitative and quantitative approaches, including pre- and post-test questionnaires, dialogued lectures and experimental practice with the kit. It was observed that carrying out experimental activities at school, using low-cost teaching resources, results in notable improvements in student motivation, participation and involvement during theoretical/practical classes, which is reflected in more effective learning of the concepts of chemical. The satisfaction survey showed positive receptivity from students to the adopted method, indicating their willingness to use the kit as a teaching resource in future classes. In short, the use of affordable experimental kits has proven to be a promising approach to teaching Chemistry, providing active and enriching learning, preparing students for contemporary challenges with solid scientific knowledge and developed practical skills.__RESUMEN: En el contexto de la enseñanza de la Química, es ampliamente reconocido que la práctica experimental juega un papel crucial en la asimilación exitosa de los contenidos. Sin embargo, en las escuelas públicas el método de enseñanza tradicional sigue predominando, debido a la falta de recursos y a los enfoques pedagógicos obsoletos de los docentes. Estos constantes desafíos impiden la adecuada implementación de actividades experimentales en el aula. Ante este escenario, el presente estudio destaca la relevancia de la experimentación en la escuela secundaria, utilizando un kit de laboratorio de electrólisis elaborado con materiales alternativos. El presente trabajo evaluó la percepción de 58 estudiantes de Química de la Universidad Federal de Maranhão en el campus de São Bernardo. La metodología adoptada combinó enfoques cualitativos y cuantitativos, incluidos cuestionarios previos y posteriores a la prueba, conferencias dialogadas y práctica experimental con el kit. Se observó que la realización de actividades experimentales en la escuela, utilizando recursos didácticos de bajo costo, resulta en mejoras notables en la motivación, participación e involucramiento de los estudiantes durante las clases teórico-prácticas, lo que se refleja en un aprendizaje más efectivo de los conceptos de química. La encuesta de satisfacción mostró una receptividad positiva de los estudiantes hacia el método adoptado, indicando su disposición a utilizar el kit como recurso didáctico en futuras clases. En resumen, el uso de kits experimentales asequibles ha demostrado ser un enfoque prometedor para la enseñanza de la química, proporcionando un aprendizaje activo y enriquecedor, preparando a los estudiantes para los desafíos contemporáneos con conocimientos científicos sólidos y habilidades prácticas desarrolladas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9881
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yasmin_Damasceno.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.