Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9888
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MENDES FILHO, José Carlos Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-18T13:26:45Z | - |
dc.date.available | 2025-09-18T13:26:45Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9888 | - |
dc.description | ABSTRACT The present research aims to investigate the ethics of care and responsibility in the work of Leonardo Boff, highlighting its philosophical assumptions and its theoretical and practical implications in educational, social, and environmental contexts. Based on a theoretical- bibliographic approach, the study analyzes the works Knowing How to Care and The Necessary Care, while also engaging in dialogue with thinkers such as Martin Heidegger and Hans Jonas, whose reflections on care and responsibility provide philosophical support for Boff’s proposal. The ethics of care, as outlined by Boff, transcends the individual sphere and emerges as a collective necessity to address contemporary challenges such as environmental degradation, social inequality, and exclusion. His model is based on three fundamental principles: self-care, which involves the development of self-esteem and self-responsibility; care for others, grounded in empathy, solidarity, and compassion; and care for the planet, which requires an ethical and sustainable stance toward nature. For Boff, these principles are interdependent and essential for building a more just and balanced world. In this context, education plays a fundamental role in shaping an ethical awareness guided by care and responsibility. Through philosophical reflection, education can stimulate critical thinking and promote values such as fraternity and mutual respect, contributing to a paradigm shift in human and environmental relationships. The research is therefore justified by the interest in understanding how these principles can be applied in pedagogical practice, seeking concrete solutions to current ethical challenges. The structure of the study is organized into four sections: the introduction, which presents the relevance of the research; the methodology, detailing the theoretical-bibliographic approach; the discussion on the philosophical assumptions of care and the role of education in this context; and finally, an analysis of Boff’s contributions to an ethics of care applied to education. The research concludes that the ethics of care and responsibility, when incorporated into the educational sphere, can act as a transformative agent of social and environmental relationships, fostering a more ethical and sustainable world. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO A presente pesquisa tem como objetivo investigar a ética do cuidado e da responsabilidade na obra de Leonardo Boff, destacando seus pressupostos filosóficos e suas implicações teóricas e práticas no contexto educacional, social e ambiental. Fundamentado em uma abordagem teórico-bibliográfica, o estudo analisa as obras Saber Cuidar e O Cuidado Necessário, além de dialogar com pensadores como Martin Heidegger e Hans Jonas, cujas reflexões sobre cuidado e responsabilidade oferecem suporte filosófico à proposta de Boff. A ética do cuidado, conforme delineada por Boff, transcende a esfera individual e se apresenta como uma necessidade coletiva para enfrentar desafios contemporâneos como a degradação ambiental, a desigualdade social e a exclusão. Seu modelo baseia-se em três princípios fundamentais: o cuidado de si, que envolve o desenvolvimento da autoestima e da autorresponsabilidade; o cuidado do outro, pautado pela empatia, solidariedade e compaixão; e o cuidado com o planeta, que requer uma postura ética e sustentável diante da natureza. Para Boff, esses princípios são interdependentes e essenciais para a construção de um mundo mais justo e equilibrado. Nesse contexto, a educação desempenha um papel fundamental na formação de uma consciência ética orientada pelo cuidado e pela responsabilidade. Através da reflexão filosófica, a educação pode estimular o pensamento crítico e promover valores como fraternidade e respeito mútuo, contribuindo para uma mudança de paradigma nas relações humanas e ambientais. A pesquisa se justifica, portanto, pelo interesse em compreender como esses princípios podem ser aplicados na prática pedagógica, buscando soluções concretas para os desafios éticos atuais. A estrutura do trabalho organiza-se em quatro seções: a introdução, que apresenta a relevância da pesquisa; a metodologia, que detalha a abordagem teórico-bibliográfica; a discussão sobre os pressupostos filosóficos do cuidado e o papel da educação nesse contexto; e, por fim, uma análise sobre a contribuição dos conceitos de Boff para uma ética do cuidado aplicada à educação. A pesquisa conclui que a ética do cuidado e da responsabilidade, ao ser incorporada no âmbito educacional, pode atuar como um agente transformador das relações sociais e ambientais, promovendo um mundo mais ético e sustentável. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | ética do cuidado; | pt_BR |
dc.subject | responsabilidade social; | pt_BR |
dc.subject | sustentabilidade; | pt_BR |
dc.subject | educação transformadora; | pt_BR |
dc.subject | solidariedade. | pt_BR |
dc.subject | ethics of care; | pt_BR |
dc.subject | social Responsibility; | pt_BR |
dc.subject | sustainability; | pt_BR |
dc.subject | Transformative Education; | pt_BR |
dc.subject | Solidarity. | pt_BR |
dc.title | Cuidado e responsabilidade: uma reflexão ética e política em Leonardo Boff | pt_BR |
dc.title.alternative | Care and responsibility: an ethical and political reflection in Leonardo Boff | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
José_Mendes_Filho.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 635,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.