Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGOMES, Luznir Cris Silva-
dc.date.accessioned2025-09-19T11:36:39Z-
dc.date.available2025-09-19T11:36:39Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9891-
dc.descriptionAbstract The theorist bell hooks developed her theories and writings in a context deeply marked by U.S. racial segregation. As a Black woman, hooks was aware of the importance of being in a position of power, especially as a university professor in a predominantly white environment. Throughout her life, she intensely faced the effects of racism and often emphasized how these experiences profoundly shaped her personal and professional trajectory. She thus reflects on the challenges of building an education grounded in critical dialogue, based on her own lived experience. hooks believed in education as a tool for emancipation, resistance, and social transformation. The key to all of this could be the ethic of love applied to education—love as the central element for learning and for dismantling oppressive structures. Her proposal is an education committed to questioning the status quo, in the fight against racism, sexism, misogyny, and all forms of oppression. That education should be this space that enables decolonization, belonging, valuing differences, and recognizing the importance of every human being in the world. She envisioned educational contexts prepared to respond to the violence imposed by systems of domination on oppressed groups. Based on these premises, a qualitative, descriptive methodology was employed, grounded in a bibliographic review of works by hooks and some other theorists such as Freire, Bárbara Carine, and many others. The main results obtained here show that there are many challenges to enabling an education that transgresses established knowledge, but this is possible gradually through some pedagogical practices such as racial literacy, questioning oppressive structures, recognizing the importance of teachers and students in the construction of knowledge, among others..pt_BR
dc.description.abstractA teórica Bell hooks, desenvolveu suas teorias e escritos em um contexto profundamente marcado pela segregação racial estadunidense. Como uma mulher negra, Hooks tinha conhecimento da importância de estar em um local de poder, especialmente como professora universitária em um ambiente predominante branco. Ao longo de sua vida, enfrentou intensamente os efeitos do racismo e frequentemente destacava o quanto essas experiências moldaram de forma profunda sua trajetória pessoal e profissional. Reflete, assim, sobre os desafios de construir uma educação alicerçada no diálogo crítico, a partir de sua própria vivência. hooks, acreditava na educação como uma ferramenta de emancipação, resistência e transformação social. A chave de tudo isso poderia ser a ética amorosa aplicada à educação, o amor é o elemento central para o aprendizado e para o desmantelo das estruturas opressoras. A proposta dela é uma educação comprometida com o questionamento do status quo, na luta contra o racismo, machismo, misoginia, sexismo e todas as formas de opressão. Que a educação fosse esse espaço que possibilitasse a descolonização, o pertencimento, a valorização das diferenças e o reconhecimento da importância de cada ser humano no mundo. Ela vislumbrava contextos educacionais preparados para reagir às violências impostas pelos sistemas de dominação sobre os grupos oprimidos. Com base nessas premissas utilizou-se uma metodologia qualitativa, de caráter descritivo, fundamentada em revisão bibliográfica de obras de hooks e alguns outros teóricos como Freire, Bárbara Carine e muitos outros. Os principais resultados obtidos aqui é que existem muitos desafios para possibilitar uma educação que transgrida os conhecimentos, mas isso é possível aos poucos com algumas práticas pedagógicas como o letramento racial, questionamento das estruturas opressoras, reconhecimento da importância dos professores e alunos nas construções dos conhecimentos e entre outros.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectBell hooks;pt_BR
dc.subjectética amorosa;pt_BR
dc.subjecteducação libertadora;pt_BR
dc.subjectestruturas opressoras.pt_BR
dc.subjectbell Hooks,pt_BR
dc.subjectlove ethic,pt_BR
dc.subjectliberating education,pt_BR
dc.subjectoppressive structures.pt_BR
dc.titleAmor, liberdade e pertencimento: a pedagogia da ética amorosa de bell hooks no processo educativopt_BR
dc.title.alternativeLove, Freedom, and Belonging: Bell Hooks' Pedagogy of Love Ethics in the Educational Processpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUZNIR_GOMES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso738,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.