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http://hdl.handle.net/123456789/9891
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | GOMES, Luznir Cris Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-19T11:36:39Z | - |
dc.date.available | 2025-09-19T11:36:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9891 | - |
dc.description | Abstract The theorist bell hooks developed her theories and writings in a context deeply marked by U.S. racial segregation. As a Black woman, hooks was aware of the importance of being in a position of power, especially as a university professor in a predominantly white environment. Throughout her life, she intensely faced the effects of racism and often emphasized how these experiences profoundly shaped her personal and professional trajectory. She thus reflects on the challenges of building an education grounded in critical dialogue, based on her own lived experience. hooks believed in education as a tool for emancipation, resistance, and social transformation. The key to all of this could be the ethic of love applied to education—love as the central element for learning and for dismantling oppressive structures. Her proposal is an education committed to questioning the status quo, in the fight against racism, sexism, misogyny, and all forms of oppression. That education should be this space that enables decolonization, belonging, valuing differences, and recognizing the importance of every human being in the world. She envisioned educational contexts prepared to respond to the violence imposed by systems of domination on oppressed groups. Based on these premises, a qualitative, descriptive methodology was employed, grounded in a bibliographic review of works by hooks and some other theorists such as Freire, Bárbara Carine, and many others. The main results obtained here show that there are many challenges to enabling an education that transgresses established knowledge, but this is possible gradually through some pedagogical practices such as racial literacy, questioning oppressive structures, recognizing the importance of teachers and students in the construction of knowledge, among others.. | pt_BR |
dc.description.abstract | A teórica Bell hooks, desenvolveu suas teorias e escritos em um contexto profundamente marcado pela segregação racial estadunidense. Como uma mulher negra, Hooks tinha conhecimento da importância de estar em um local de poder, especialmente como professora universitária em um ambiente predominante branco. Ao longo de sua vida, enfrentou intensamente os efeitos do racismo e frequentemente destacava o quanto essas experiências moldaram de forma profunda sua trajetória pessoal e profissional. Reflete, assim, sobre os desafios de construir uma educação alicerçada no diálogo crítico, a partir de sua própria vivência. hooks, acreditava na educação como uma ferramenta de emancipação, resistência e transformação social. A chave de tudo isso poderia ser a ética amorosa aplicada à educação, o amor é o elemento central para o aprendizado e para o desmantelo das estruturas opressoras. A proposta dela é uma educação comprometida com o questionamento do status quo, na luta contra o racismo, machismo, misoginia, sexismo e todas as formas de opressão. Que a educação fosse esse espaço que possibilitasse a descolonização, o pertencimento, a valorização das diferenças e o reconhecimento da importância de cada ser humano no mundo. Ela vislumbrava contextos educacionais preparados para reagir às violências impostas pelos sistemas de dominação sobre os grupos oprimidos. Com base nessas premissas utilizou-se uma metodologia qualitativa, de caráter descritivo, fundamentada em revisão bibliográfica de obras de hooks e alguns outros teóricos como Freire, Bárbara Carine e muitos outros. Os principais resultados obtidos aqui é que existem muitos desafios para possibilitar uma educação que transgrida os conhecimentos, mas isso é possível aos poucos com algumas práticas pedagógicas como o letramento racial, questionamento das estruturas opressoras, reconhecimento da importância dos professores e alunos nas construções dos conhecimentos e entre outros. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Bell hooks; | pt_BR |
dc.subject | ética amorosa; | pt_BR |
dc.subject | educação libertadora; | pt_BR |
dc.subject | estruturas opressoras. | pt_BR |
dc.subject | bell Hooks, | pt_BR |
dc.subject | love ethic, | pt_BR |
dc.subject | liberating education, | pt_BR |
dc.subject | oppressive structures. | pt_BR |
dc.title | Amor, liberdade e pertencimento: a pedagogia da ética amorosa de bell hooks no processo educativo | pt_BR |
dc.title.alternative | Love, Freedom, and Belonging: Bell Hooks' Pedagogy of Love Ethics in the Educational Process | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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LUZNIR_GOMES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 738,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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