Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9892
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dc.contributor.authorCOSTA, Mario Bertony Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-09-19T11:41:25Z-
dc.date.available2025-09-19T11:41:25Z-
dc.date.issued2025-08-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9892-
dc.descriptionABSTRACT This paper, entitled "Ironism According to Richard Rorty," aims to understand how the notion of ironism is developed in this philosopher's mature work. In his book Contingency, Irony, and Solidarity (1989), Richard Rorty proposes an alternative vision of intellectual activity, suggesting that we abandon the traditional idea, inspired by Plato and Kant, that philosophy can give us access to an absolute truth or reality itself. Rorty argues that, instead of resorting to metaphors that suggest an essence or foundation, we should focus on the language we currently use, the vocabularies we adopt that shape who we are. Thus, the ideal intellectual would be the "ironist": someone aware that their beliefs and identity are contingent linguistic constructions, without fixed or definitive foundations. On the other hand, Rorty warns that while in private this ideal intellectual can dedicate herself as she pleases to her irony, in public she should maintain a constant liberal commitment to not being cruel, avoiding causing suffering, including because of her ironic and redescriptive power. In the search for political consensus, the attitude of irony manifests itself in the refusal to consider oneself the holder of truth or a final set of words that could conclude the discussion. Thus, Rorty presents or suggests a kind of new model of philosophical and political life. To consider these questions, allowing ourselves to be disturbed by this philosopher's critical stings, is to consider a new way of considering the philosophical tradition, enabling us to have a broader understanding not only of the concept under investigation, but also of ourselves and the role of philosophy. The American philosopher is considered by many scholars to be one of the most fruitful thinkers of our time, as he clearly combats elements of a philosophical tradition that he considered sufficient to hinder the achievement of a more just society. This study focuses on this line of thought, aiming to contribute to his work's better understanding and discussion within the philosophical and academic spheres. The research was conducted primarily through a review of the specific bibliography and a review of related literature. The basic work, Contingency, Irony and Solidarity, in its 1994 Portuguese edition, was taken as well as articles by commentators available in journals in the field, dissertations and theses related to the topic in question.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho, intitulado “O ironismo segundo Richard Rorty”, visa a entender como a noção de ironismo é desenvolvida na obra amadurecida deste filósofo. No livro Contingência, ironia e solidariedade (1989), Richard Rorty propõe uma visão alternativa da atividade intelectual, sugerindo que se abandone a ideia tradicional, inspirada em Platão e Kant, de que a filosofia pode nos dar acesso a uma verdade absoluta ou à realidade em si. Rorty defende que, em vez de recorrer a metáforas que sugerem uma essência ou fundamento, deveríamos focar na linguagem que ora usamos, nos vocabulários que adotamos e que moldam quem estamos sendo. Assim, a intelectual ideal seria a “ironista”: alguém ciente de que suas crenças e identidade são construções linguísticas contingentes, sem fundamentos fixos ou definitivos. Por outro lado, Rorty adverte que se em privado essa intelectual ideal pode se dedicar como bem entender ao seu ironismo, no espaço público ela deveria manter o compromisso liberal constante de não ser cruel, evitando causar sofrimento, inclusive por conta de seu poder ironístico e redescritivo. Na busca por um consenso político, a atitude da ironia se manifesta na recusa de se considerar como detentor da verdade ou de um conjunto final de palavras que poderia encerrar a discussão. Assim, Rorty nos apresenta ou sugere uma espécie de novo modelo de vida filosófica e política. Pensar essas questões deixando-nos incomodar pelas agulhadas críticas desse filósofo é considerar uma nova maneira de considerar a tradição filosófica, possibilitando-nos uma compreensão mais ampla não só do conceito ora investigado, mas também de nós mesmos e do papel da filosofia. O filósofo estadunidense é considerado por muitos estudiosos como um dos mais frutíferos pensadores entre os contemporâneos, pois combate com clareza elementos de uma tradição filosófica que considerava suficientes para atravancar o alcance de uma sociedade mais justa. É sobre esse pensamento que se promove o presente estudo, a fim de contribuir para que sua obra seja mais conhecida e dialogada no âmbito filosófico e acadêmico. A pesquisa foi feita, sobretudo, por meio de revisão da bibliografia específica e da revisão da literatura correlacionada. Tomou-se, como obra básica de trabalho, Contingência, ironia e solidariedade, em sua edição portuguesa de 1994, artigos de comentadores disponíveis em revistas da área, dissertações e teses relativas ao tema em questão.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectironismo;pt_BR
dc.subjectredescrição;pt_BR
dc.subjectvocabulário final;pt_BR
dc.subjectliberal.pt_BR
dc.subjectironism;pt_BR
dc.subjectredescription;pt_BR
dc.subjectfinal vocabulary;pt_BR
dc.subjectliberal.pt_BR
dc.titleO ironismo segundo Richard Rortypt_BR
dc.title.alternativeIronism according to Richard Rortypt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

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