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Título: Dois prismas acerca da ideia de filosofia da história no século XVIII: Voltaire e Rousseau
Título(s) alternativo(s): Two perspectives on the idea of ​​philosophy of history in the 18th century: Voltaire and Rousseau
Autor(es): COSTA, Matheus Silva
Palavras-chave: Hhstória;
Voltaire;
Rousseau;
filosofia;
progresso.
history;
Voltaire;
Rousseau;
philosophy;
progress.
Data do documento: 6-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Esta monografia busca contribuir e elucidar sobre a ideia de uma filosofia da história no século XVIII, em especial as concepções de Voltaire e Rousseau. Diante de um questionamento moderno sobre o sentido da história, da finalidade (télos) da história, os aspectos que fazem pensar Voltaire e Rousseau como contribuintes desse legado de buscar um sentido na história aos moldes filosófico (daí o termo filosofia da história). Isto é de extrema relevância para o debate tanto da filosofia como da história. Desse modo, a monografia é dividida em três capítulos. O primeiro visa investigar a tradição filosófica no que tange o tema da história, como em Platão, Políbio e a concepção de história clássica entre os gregos, como também a contribuição para o tema em Heródoto e Tucídides, fundadores da historiografia ocidental. Ademais, no primeiro capítulo também vamos entender os caminhos que levaram a mudança radical de paradigma entre uma visão cíclica de história para os antigos e a visão linear providencialista e cristão do período medieval personificada em Santo Agostinho. Além disso, seguindo os trilhos da história na tradição filosófica, vamos caracterizar a ideia de progresso na substituição da providência e salvação, mas sem o questionamento da visão linear de tempo. O segundo capítulo busca mostrar as contribuições das teses voltairianas na ideia de história em especial em sua historiografia. Conhecido como historiador filósofo, Voltaire não poupava críticas à tradição filosófica pelo descaso em registrar, narrar ou mesmo contar a história, pois segundo ele os verdadeiros defeitos da história, tal como foi escrita até o presente, são, por uma parte, uma concepção e uma interpretação mítica do passado; por outra parte, o culto dos heróis, no qual ele não é propenso, em absoluto. Por fim, no último capítulo a interpretação de Rousseau perante a filosofia da história ganha precedentes fundamentais para se pensar o sentido da história na modernidade. Rousseau também não nega sua indignação com o tempo, com os rumos que a história tomou, por isso, ele elabora sua tese sobre a decadência e o declínio do homem que culminará no próprio declínio da história. O confronto do filósofo genebrino é na luta de descortinar a degradação do homem, mostrando para seus contemporâneos o verdadeiro motivo do progresso, um progresso sem precedente, que em nada contribuiu para o bem humano. Por fim, temos duas concepções de filosofia da história moderna, mas que em essência resulta no mesmo objetivo, a busca de um sentido. ABSTRACT This monograph seeks to contribute to and elucidate the idea of a philosophy of history in the 18th century, particularly the conceptions of Voltaire and Rousseau. Faced with a modern questioning of the meaning of history, of the purpose (télos) of history, the aspects that make Voltaire and Rousseau thinkers who contributed to this legacy of seeking meaning in history in a philosophical mold (hence the term philosophy of history). This is extremely relevant to the debate on both philosophy and history. Thus, the monograph is divided into three chapters. The first aims to investigate the philosophical tradition regarding the theme of history, as in Plato, Polybius, and the conception of classical history among the Greeks, as well as the contribution to the theme in Herodotus and Thucydides, founders of Western historiography. Furthermore, in the first chapter we will also understand the paths that led to the radical paradigm shift between a cyclical view of history for the ancients and the linear providentialist and Christian view of the medieval period in Saint Augustine. Furthermore, following the tracks of history in the philosophical tradition, we will characterize the idea of progress in the replacement of providence and salvation, but without questioning the linear view of time. The second chapter seeks to show the contributions of Voltaire's theses to the idea of history, especially in his historiography. Known as a philosopher-historian, Voltaire did not spare criticism of the philosophical tradition for its neglect in recording, narrating, or even telling history, for according to him, the true defects of history, as it has been written to date, are, on the one hand, a mythical conception and interpretation of the past; on the other hand, the cult of heroes, to which he is not at all inclined. Finally, in the last chapter, Rousseau's interpretation of the philosophy of history gains fundamental precedents for thinking about the meaning of history in modernity. Rousseau also does not deny his indignation with time, with the direction that history has taken, which is why he elaborates his thesis on the decadence and decline of man, which will culminate in the decline of history itself. The Genevan philosopher's struggle is to unveil the degradation of man, showing his contemporaries the true motive behind progress, an unprecedented progress that has contributed nothing to human welfare. Finally, we have two conceptions of modern philosophy of history, but which essentially result in the same goal: the search for meaning.
Descrição: Agência financiadora: FAPEMA
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9893
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

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