Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorREIS, Nathalia Pereira da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-19T12:08:37Z-
dc.date.available2025-09-19T12:08:37Z-
dc.date.issued2025-09-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9897-
dc.descriptionAbstract: This study analyzes the implementation of the Pedagogy of Alternation within the scope of the Youth Professional Project (PPJ), developed with graduates from the Boa Vista Settlement in the municipality of Grajaú-MA, Brazil. The research aimed to understand how this pedagogical methodology contributed to the development of autonomy and youth protagonism in rural areas, by articulating theory and practice through the alternation between school time and community time. A qualitative, exploratory-descriptive approach was adopted, using a semi-structured questionnaire composed of 13 open and closed questions, applied to 10 young graduates of the PPJ between 2023 and 2024. The questionnaire was distributed in digital format via the WhatsApp application, and the responses were analyzed using the technique of content analysis, which enabled the categorization of information into thematic axes. The results howed that the PPJ was widely evaluated positively by the participants, especially in terms of the development of technical learningrelated to family farming, as well as the streng thening of personal competencies such as autonomy, discipline, and the ability to face challenges. Further more, the project was found to contribute to the permanence of some Young people in rural areas and to broaden their future perspectives, although structural limitations persist, such as a lack of financial resources and insufficient public policies to support continuity. It is concluded that the PPJ, as an instrument of the Pedagogy of Alternation, constitutes a relevant pedagogical practice for rural education, fostering the valorization of local knowledge and the construction of life projects rooted in the territory.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho analisa a implementação da Pedagogia da Alternância no âmbito do Projeto Profissional do Jovem (PPJ), desenvolvido com egressos do Projeto de Assentamento Boa Vista, no município de Grajaú-MA. A pesquisa parte da inquietação em investigar se essa metodologia pedagógica contribuiu para a formação da autonomia e do protagonismo juvenil no campo, articulando teoria e prática por meio dos tempos de escola e de comunidade. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, composto por 13 questões abertas e fechadas, aplicado a 10 jovens concluintes do PPJ entre 2023 e 2024. O questionário foi encaminhado em formato digital por meio do aplicativo WhatsApp, e as respostas foram tratadas pela técnica de análise de conteúdo, que possibilitou a categorização das informações em eixos temáticos. Os resultados indicaram que o PPJ foi amplamente avaliado de forma positiva pelos participantes, destacando-se o desenvolvimento de aprendizagens técnicas relacionadas à agricultura familiar, bem como o fortalecimento de competências pessoais, como autonomia, disciplina e capacidade de enfrentar desafios. Além disso, verificou-se que o projeto contribuiu para a permanência de parte dos jovens no campo e ampliou suas perspectivas de futuro, ainda que persistam limitações estruturais como escassez de recursos financeiros e insuficiência de políticas públicas de apoio. Conclui-se que o PPJ, enquanto instrumento da Pedagogia da Alternância, constitui-se como prática pedagógica relevante para a educação do campo, favorecendo a valorização dos saberes locais e a construção de projetos de vida enraizados no territóriopt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecteducação do campo;pt_BR
dc.subjectpedagogia da alternância;pt_BR
dc.subjectjuventude rural;pt_BR
dc.subjectprotagonismo juvenil;pt_BR
dc.subjectProjeto Profissional do Jovempt_BR
dc.subjectrural education;pt_BR
dc.subjectpedagogy of alternation;pt_BR
dc.subjectrural youth;pt_BR
dc.subjectyouth protagonism;pt_BR
dc.subjectYouth Professional Project.pt_BR
dc.titlePedagogia da alternância: a implementação do Projeto Profissional dos Jovens (PPJ) egressos do Projeto de Assentamento Boa Vista em Grajaú-MApt_BR
dc.title.alternativePedagogy of alternation: the implementation of the Professional Project for Young People (PPJ) who graduated from the Boa Vista Settlement Project in Grajaú-MApt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATHALIA_REIS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso638,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.