Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9899
Título: Dificuldades de aprendizagem no ensino de Química no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Learning difficulties in teaching Chemistry in high school
Autor(es): SILVA, Maria de Jesus dos Santos
Palavras-chave: ensino de Química;
dificuldades de aprendizagem;
metodologias ativas;
ensino médio;
Chemistry teaching;
learning difficulties;
public school;
basic education;
qualitative methodology.
Data do documento: 5-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: O ensino de Química no Ensino Médio enfrenta inúmeros desafios, especialmente nas escolas públicas, impactando negativamente o desempenho dos estudantes. Dentre os principais obstáculos, destacam-se o elevado grau de abstração dos conteúdos, a linguagem simbólica complexa, a escassez de recursos didáticos e laboratoriais, além da predominância de metodologias tradicionais e descontextualizadas. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Química, com foco em uma escola pública do município de Santa Quitéria – MA. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, utilizando questionários aplicados a vinte e sete alunos e à professora responsável pela disciplina, a fim de captar suas percepções sobre os fatores que dificultam a aprendizagem. O estudo foi conduzido em duas etapas: uma revisão bibliográfica sobre o tema e, posteriormente, a pesquisa de campo. Os dados revelaram que os principais entraves estão relacionados à ausência de práticas experimentais, à linguagem técnica pouco acessível e à falta de estratégias pedagógicas contextualizadas. Conclui-se que, para tornar o ensino de Química mais significativo, é fundamental investir em metodologias mais ativas, no uso de recursos didáticos acessíveis e na formação continuada dos docentes. Os achados podem contribuir para a construção de práticas educacionais mais atrativas, relevantes e transformadoras.___ABSTRACT: Chemistry education at the high school level faces numerous challenges, particularly in public schools, which negatively affect student performance. Among the main difficulties are the high level of content abstraction, the complexity of symbolic language, the lack of didactic and laboratory resources, and the predominance of traditional, decontextualized teaching methods. This study aimed to investigate the learning difficulties in Chemistry, focusing on a public school located in the municipality of Santa Quitéria, Maranhão, Brazil. A qualitative approach was adopted, using questionnaires applied to twenty-seven students and the teacher responsible for the subject, in order to understand their perceptions regarding the factors that hinder learning. The research was conducted in two stages: a literature review on the topic and a field study. The results revealed that the main obstacles are related to the absence of experimental practices, the inaccessibility of technical language, and the lack of contextualized teaching strategies. It is concluded that making Chemistry teaching more meaningful requires the adoption of active methodologies, the use of accessible didactic resources, and continuous teacher training. The findings may contribute to the development of more engaging, relevant, and transformative educational practices.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9899
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria_De_Jesus_Dos_Santos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso589,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.