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Título: ESTRATÉGIAS USADAS PARA FORTALECIMENTO DE UMA MARCA: estudo de caso da Farmácia Garrido
Autor(es): Ribeiro, Ana Beatriz Ferreira
Palavras-chave: Marketing
Marca
Farmácias de manipulação
Estratégias de marketing
Marketing
Brand
Compounding pharmacies
Marketing strategies
Data do documento: 23-Jul-2015
Resumo: A partir do século XXI as empresas começaram a perceber que era preciso investir no marketing, e como conseqüência em suas marcas, como forma de se aproximar cada vez mais de seus clientes. As marcas servem para agregar valor e fazer com que os consumidores consigam diferenciar os produtos e assim criar laços com a empresa. O presente trabalho pretende mostrar que o correto enfoque das marcas é essencial tanto para grandes quanto para pequenas empresas, que é o estudo de caso proposto. O estudo apresenta caráter exploratório e qualitativo e tem como objetivo principal identificar e analisar as principais estratégias utilizadas pela rede de farmácias Garrido para fortalecer sua marca junto aos seus clientes. A rede de farmácias atua no mercado local da cidade de São Luis, Maranhão e possui quase cem anos, sendo uma das primeiras farmácias de manipulação do Brasil. Essas estratégias foram divididas em cinco grupos, sendo eles: estratégias específicas de marketing (estratégias que ao mesmo tempo satisfaçam as necessidades dos consumidores e fortaleçam sua marca); realização de eventos e patrocínio (investimentos das empresas em atividades que estejam relacionadas com seus interesses); comunicação interna e cultura organizacional (objetivando estabelecer relacionamentos com e entre o público de dentro das organizações); responsabilidade social (toda ação que pode contribuir para melhorias da comunidade afetada pelas atividades da empresa) e utilização da internet e redes sociais (possibilita acesso a diversas informações importantes, dentre elas as necessidades dos consumidores). Os resultados foram obtidos através de entrevistas presenciais com o gerente de marketing da farmácia, aonde se chegou à conclusão que as estratégias têm sido bem executadas e mostram resultados satisfatórios. Destaque para a utilização da internet e redes sociais, através da qual a empresa conseguiu criar um canal de relacionamento direto com seus clientes, realizando uma comunicação eficiente.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel. Orientador: Prof. Me. João Mauricio Carvalho Beserra
URI: http://hdl.handle.net/123456789/990
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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