Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Salane Arruda-
dc.date.accessioned2025-09-22T16:49:33Z-
dc.date.available2025-09-22T16:49:33Z-
dc.date.issued2025-09-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9903-
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades da comunicação entre professor e aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da escola regular no município de Grajaú, Maranhão. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, fundamenta-se em revisão bibliográfica e em entrevistas semiestruturadas realizadas com professores da rede pública de ensino que atuam com alunos autistas. Para fins desta investigação, o universo da pesquisa compreende os docentes da educação básica de Grajaú MA, sendo selecionada uma professora como estudo de caso, pela sua experiência direta no acompanhamento de estudantes com TEA. Ainda que se evidencie o aumento das matrículas de alunos com TEA na rede pública de ensino, no entanto, a inclusão desses estudantes ainda enfrenta barreiras significativas, especialmente no que se refere às práticas comunicacionais em sala de aula. O estudo aponta que a docente atua sem formação específica sobre autismo e comunicação alternativa, o que dificulta o estabelecimento de vínculos e o processo de ensino-aprendizagem. Apesar das limitações estruturais e da ausência de suporte especializado, práticas pedagógicas sensíveis e adaptadas mostram-se eficazes na promoção da inclusão. Conclui-se que a qualificação das interações comunicativas entre professor e aluno autista é essencial para a efetivação da educação inclusiva, exigindo investimento em formação continuada, recursos pedagógicos e políticas públicas locais que garantam uma escola mais acessível, equitativa e acolhedora.___ABSTRACT: This study aims to analyze the challenges and possibilities of communication between teachers and students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the context of regular schools in the municipality of Grajaú, Maranhão. The research, of a qualitative and descriptive nature, is based on a literature review and semi-structured interviews conducted with public school teachers who work with autistic students. For the purposes of this investigation, the research universe comprises basic education teachers in Grajaú-MA, with one teacher being selected as a case study due to her direct experience in accompanying students with ASD. Although the increase in enrollments of students with ASD in public schools is evident, the inclusion of these students still faces significant barriers, particularly concerning communicative practices in the classroom. The study shows that the teacher works without specific training on autism and alternative communication, which hinders the establishment of bonds and the teaching-learning process. Despite structural limitations and the lack of specialized support, sensitive and adapted pedagogical practices prove to be effective in promoting inclusion. It is concluded that strengthening communicative interactions between teachers and autistic students is essential for the realization of inclusive education, requiring investment in continuing education, pedagogical resources, and local public policies that ensure a more accessible, equitable, and welcoming school environment.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação inclusiva;pt_BR
dc.subjectcomunicação pedagógica;pt_BR
dc.subjectformação docente;pt_BR
dc.subjectinclusive education;pt_BR
dc.subjectpedagogical communication;pt_BR
dc.subjectteacher training.pt_BR
dc.titleA comunicação entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no ensino regular: um estudo sobre a inclusão escolar no município de Grajaú-MApt_BR
dc.title.alternativeCommunication between teacher and student with autism spectrum disorder in regular education: a study on school inclusion in the city of Grajaú-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Salane_Arruda_Santos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso396,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.