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http://hdl.handle.net/123456789/9904
Título: | A prática docente na formação de professores: um estudo de caso dos programas PIBID e residência pedagógica na formação de licenciados em Ciências Humanas-Geografia – UFMA/Campus Grajaú-MA |
Título(s) alternativo(s): | Teaching practice in teacher training: a case study of PIBID and pedagogical residency programs in the training of graduates in Human Sciences-Geography – UFMA/Campus Grajaú-MA |
Palavras-chave: | PIBID; residência pedagógica; formação docente; PIBID; pedagogical residency; teacher forma. |
Data do documento: | 5-Abr-2021 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: A prática docente durante a licenciatura propicia aos futuros professores a obtenção de múltiplos conhecimentos acerca da realidade da educação pública no Brasil e contribui para uma formação acadêmica mais convicta da importância do seu papel profissional e social. Dessa forma, este estudo teve como objetivo analisar os resultados. dos programas Residência Pedagógica (subprojeto Geografia) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - subprojetos Geografia e Interdisciplinar) no processo de formação docente. Tais programas foram desenvolvidos na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus Grajaú, em parceria com as escolas públicas de educação básica e compõem a Política Nacional de Formação de Professores.A pesquisa configura-se como um estudo de caso, apoiado em pesquisa bibliográfica, descritiva e documental. A análise documental voltou-se para a formação docente, leis, decretos, portarias e editais, além da aplicação de um questionário online destinado a 25 estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas-Geografia participantes dos referidos programas entre os anos de 2013 a 2020.O estudo demonstrou que ambos os programas contribuíram para a formação pessoal e profissional dos licenciados, possibilitando uma verdadeira imersão no cotidiano escolar. O PIBID e o Residência Pedagógica foram destacados, assim, como relevantes para a formação em licenciatura por fornecer um preparo acadêmico realístico e ciente dos percalços da Educação Pública.___ABSTRACT: The teaching practice during the undergraduate degree provides future teachers with multiple knowledge about the reality of public education in Brazil and contributes to an academic formation more convinced of the importance of their professional and social role. Therefore, this study aimed to analyze the results of the Pedagogical Residency Program (Geography subproject) and the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID - Geography and Interdisciplinary subprojects) in the teaching for mation process. These programs were developed at the Federal University of Mara nhão (UFMA), at the Grajaú Campus, in partnership with public basic education schools, and are part of the National Policy for Teacher Formation.The research is configured as a case study, supported by bibliographic, descriptive, and documentary research. The documentary analysis focused on teacher formation, laws, decrees, or dinances, and public notices, in addition to applying an online questionnaire aimed at 25 students from the Undergraduate Course in Human Sciences-Geography who par ticipated in the mentioned programs between 2013 and 2020.The study demonstrated that both programs contributed to the personal and professional formation of the un dergraduates, enabling a true immersion in the school routine. The PIBID and the Ped agogical Residency were thus highlighted as relevant for undergraduate formation by providing a realistic academic preparation and being aware of the challenges of Public Education. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9904 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú |
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