Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9906
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Rayllany Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-23T14:05:16Z | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-23T14:05:22Z | - |
dc.date.available | 2025-09-23T14:05:16Z | - |
dc.date.available | 2025-09-23T14:05:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-09-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9906 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: Este trabalho investigou a inclusão de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas escolas do município de Grajaú, Maranhão. O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que se manifesta na infância e pode persistir por toda a vida, afetando diretamente o desempenho escolar, a socialização e o comportamento da criança. Ele se caracteriza por três sintomas principais: desatenção (dificuldade de concentração, facilidade de se distrair e esquecimento de tarefas), hiperatividade (inquietação motora, necessidade constante de se mover ou falar) e impulsividade (ações precipitadas, dificuldade em esperar a vez e interrupções frequentes). A escolha do tema surgiu da vivência familiar com uma criança diagnosticada com TDAH, cujas dificuldades de concentração, impulsividade e hiperatividade geraram incompreensão no ambiente escolar. A pesquisa analisou se as práticas adotadas nas escolas locais configuram inclusão ou apenas integração, considerando que a inclusão exige ajustes estruturais e pedagógicos que respeitem as singularidades dos alunos. Para alcançar esse objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionários contendo perguntas estruturadas e semiestruturadas, direcionados a professores das salas de recursos multifuncionais, representantes da Secretaria Municipal de Educação e familiares de alunos com TDAH. Essa metodologia permitiu captar percepções, práticas e desafios vivenciados no contexto escolar. O estudo foi fundamentado em autores como Barkley, Mantoan, Sassaki, Aranha, entre outros, e respaldado por legislações como a Lei de diretrizes e bases da Educação LDB (Lei nº 9.394/96) e a Lei Brasileira de Inclusão LBI (Lei nº 13.146/2015). Os resultados apontaram que, embora haja iniciativas como o Atendimento Educcional Especializado, a ausência de políticas públicas específicas para o TDAH compromete a efetividade da inclusão. Concluiu-se que é necessário promover formações docentes e adaptações curriculares que garantam equidade no processo de ensino aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento integral e a cidadania dos alunos com TDAH.___ABSTRACT: This study investigated the inclusion of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in schools in the municipality of Grajaú, Maranhão. ADHD is a neurobiological disorder with genetic causes that manifests in childhood and may persist throughout life, directly affecting academic performance, socialization, and behavior. It is characterized by three main symptoms: inattention, hyperactivity, and impulsivity. The choice of this topic emerged from a family experience with a child diagnosed with ADHD, whose difficulties with concentration, impulsivity, and hyperactivity led to misunderstandings in the school environment. The research analyzed whether the practices adopted in local schools represent true inclusion or merely integration, considering that inclusion requires structural and qualitative approach was adopted, using questionnaires with structured and semi-structured questions directed at teachers from multifunctional resource rooms, representatives of the Municipal Department of Education, and family members of students with ADHD. This methodology enabled the collection of perceptions, practices, and challenges experienced in the school context. The study was based on authors such as Barkley, Mantoan, Sassaki, and Aranha, and supported by legislation including the Law of Guidelines and Bases of Education (Law No. 9.394/96) and the Brazilian Inclusion Law (Law No. 13.146/2015). The results indicated that, although initiatives such as Specialized Educational Assistance exist, the lack of specific public policies for ADHD compromises the effectiveness of inclusion. It was concluded that teacher training and curricular adaptations are necessary to ensure equity in the teaching-learning process, promoting the full development and citizenship of students with ADHD. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); | pt_BR |
dc.subject | inclusão escolar; | pt_BR |
dc.subject | integração; | pt_BR |
dc.subject | Educação especial; | pt_BR |
dc.subject | Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). | pt_BR |
dc.subject | school inclusion; | pt_BR |
dc.subject | integration; | pt_BR |
dc.subject | special Education; | pt_BR |
dc.subject | specialized educational assistance. | pt_BR |
dc.title | O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade no contexto da educação especial: um olhar sobre a realidade educacional de Grajaú - MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Attention deficit hyperactivity disorder in the context of special education: a look at the educational reality of Grajaú - MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rayllany_Silva.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.