Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/990
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Beatriz Ferreira-
dc.date.accessioned2017-04-05T14:49:32Z-
dc.date.available2017-04-05T14:49:32Z-
dc.date.issued2015-07-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/990-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel. Orientador: Prof. Me. João Mauricio Carvalho Beserrapt_BR
dc.description.abstractA partir do século XXI as empresas começaram a perceber que era preciso investir no marketing, e como conseqüência em suas marcas, como forma de se aproximar cada vez mais de seus clientes. As marcas servem para agregar valor e fazer com que os consumidores consigam diferenciar os produtos e assim criar laços com a empresa. O presente trabalho pretende mostrar que o correto enfoque das marcas é essencial tanto para grandes quanto para pequenas empresas, que é o estudo de caso proposto. O estudo apresenta caráter exploratório e qualitativo e tem como objetivo principal identificar e analisar as principais estratégias utilizadas pela rede de farmácias Garrido para fortalecer sua marca junto aos seus clientes. A rede de farmácias atua no mercado local da cidade de São Luis, Maranhão e possui quase cem anos, sendo uma das primeiras farmácias de manipulação do Brasil. Essas estratégias foram divididas em cinco grupos, sendo eles: estratégias específicas de marketing (estratégias que ao mesmo tempo satisfaçam as necessidades dos consumidores e fortaleçam sua marca); realização de eventos e patrocínio (investimentos das empresas em atividades que estejam relacionadas com seus interesses); comunicação interna e cultura organizacional (objetivando estabelecer relacionamentos com e entre o público de dentro das organizações); responsabilidade social (toda ação que pode contribuir para melhorias da comunidade afetada pelas atividades da empresa) e utilização da internet e redes sociais (possibilita acesso a diversas informações importantes, dentre elas as necessidades dos consumidores). Os resultados foram obtidos através de entrevistas presenciais com o gerente de marketing da farmácia, aonde se chegou à conclusão que as estratégias têm sido bem executadas e mostram resultados satisfatórios. Destaque para a utilização da internet e redes sociais, através da qual a empresa conseguiu criar um canal de relacionamento direto com seus clientes, realizando uma comunicação eficiente.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subjectFarmácias de manipulaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias de marketingpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectBrandpt_BR
dc.subjectCompounding pharmaciespt_BR
dc.subjectMarketing strategiespt_BR
dc.titleESTRATÉGIAS USADAS PARA FORTALECIMENTO DE UMA MARCA: estudo de caso da Farmácia Garridopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaBeatriz.pdf290,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.