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http://hdl.handle.net/123456789/9911| Título: | Concepções de licenciandos em ciências biológicas sobre a gamificação no ensino de ciências e biologia |
| Título(s) alternativo(s): | Conceptions of undergraduate students in biological sciences about gamification in science and biology teaching |
| Autor(es): | ROCHA, João Felipe de Olinda |
| Palavras-chave: | formação docente; estratégias pedagógicas; ensino de ciencias. teacher training; pedagogical strategies; science teaching. |
| Data do documento: | 30-Jul-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | RESUMO A gamificação tem se destacado como uma metodologia ativa que visa tornar o processo de ensino mais dinâmico, integrando elementos típicos de jogos ao contexto educacional. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da aplicação da gamificação no ensino de Ciências e Biologia. A pesquisa possui natureza qualitativa e de campo, sendo realizadas entrevistas com graduandos nos anos finais do curso de Ciências Biológicas na modalidade licenciatura de uma instituição de ensino superior com o objetivo de compreender suas concepções e experiências dentro do curso e expectativas sobre a aplicação dessa metodologia ativa de ensino aprendizagem no espaço escolar em sua futura atuação como docentes. Os resultados revelaram que, embora os licenciandos reconheçam os benefícios pedagógicos da gamificação, muitos deles ainda apresentam concepções equivocadas, frequentemente confundindo gamificação com o uso de jogos educativos. Além disso, os participantes apontaram desafios para sua implementação, como a falta de formação específica, limitações de tempo e recursos. Apesar dessas barreiras, todos os entrevistados demonstraram interesse em aplicar a gamificação em suas práticas docentes futuras. Desse modo, conclui-se que a gamificação é percebida como uma ferramenta promissora para o ensino de Ciências e Biologia, embora sua implementação ainda dependa de melhorias na formação docente e nas condições estruturais das escolas. |
| Descrição: | ABSTRACT Gamification has emerged as an active methodology that aims to make the teaching process more dynamic by integrating typical game elements into the educational context. In this context, this research aimed to analyze the perceptions of undergraduate Biological Sciences students regarding the application of gamification in Science and Biology teaching. The research is qualitative and field-based, and interviews were conducted with undergraduate students in the final years of the Biological Sciences undergraduate program at a higher education institution. The goal was to understand their conceptions and experiences within the program and their expectations regarding the application of this active teaching-learning methodology in the school environment and their future teaching roles. The results revealed that, although undergraduate students recognize the pedagogical benefits of gamification, many of them still harbor misconceptions, often confusing gamification with the use of educational games. Furthermore, participants highlighted challenges to its implementation, such as a lack of specific training and time and resource constraints. Despite these barriers, all interviewees expressed interest in applying gamification to their future teaching practices. Thus, we conclude that gamification is seen as a promising tool for teaching science and biology, although its implementation still depends on improvements in teacher training and the structural conditions of schools. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9911 |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| JOÃO_ROCHA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 552,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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