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http://hdl.handle.net/123456789/9912| Título: | Educação de Jovens e Adultos e o Ensino de Ciências: o que revelam os projetos pedagógicos dos cursos das Ciências da Natureza e Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão |
| Título(s) alternativo(s): | Adult Education and Science Teaching: What the Pedagogical Projects of the Natural Sciences and Pedagogy Courses at the Federal University of Maranhão Reveal |
| Autor(es): | ALMEIDA, João vitor dos Santos |
| Palavras-chave: | EJA; currículo; ensino de ciências; formação de professores EJA; curriculum; science teacher; teacher training |
| Data do documento: | 6-Ago-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | RESUMO No Brasil a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o passar do tempo é inspirada por pensadores como Paulo Freire e se destaca como uma modalidade que luta por uma educação mais inclusiva e democrática, visando à emancipação do sujeito. Junto a isso, destaca-se o papel das políticas públicas, como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) que enfatiza a necessidade de uma formação direcionada para atender o público-alvo dessa modalidade de ensino. Este trabalho teve o objetivo geral de analisar a abordagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Biologia, Química, Física e Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), visando identificar a presença da EJA na formação de professores de Ciências que atuarão no Ensino Fundamental da Educação Básica. A pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa com a análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Química, Física e Pedagogia da UFMA, campus São Luís, disponibilizados de forma online no site da Pró-Reitoria de Ensino/UFMA (PROEN/UFMA) e via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os dados coletados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) para construção, organização e análise dos dados coletados durante a pesquisa. Os resultados revelam que embora haja uma preocupação com a formação docente nos cursos analisados, a abordagem da EJA é ausente, como nos cursos de Química e Física ou aparece muito timidamente na ementa de uma disciplina obrigatória no PPC de Ciências Biológicas ou presente como disciplinas optativas no curso de Pedagogia que proporciona flexibilidade curricular comportando escolhas de acordo com interesses individuais dos alunos. É importante destacar que disciplinas como Didática, Psicologia Educacional, História da Educação e Política e Planejamento da Educação presentes nos currículos analisados apresentam um potencial para abordagem da EJA em sala de aula. Assim, conclui-se que é necessária uma maior valorização da Educação de Jovens e Adultos nos cursos de formação de professores, para isso é importante inserir a EJA de forma sistemática como componente formativo, seja nos conteúdos programáticos, nos currículos, ementas e PPCs, criando oportunidades que possibilitem a vivência dessa modalidade de ensino ao decorrer do curso, aproximando os licenciandos de práticas pedagógicas mais dialógicas, contextualizadas e interdisciplinares, fortalecendo uma formação sensível às histórias de vida de seus alunos e de seus saberes, formando professores capazes de promover uma educação transformadora e emancipadora para todos os sujeitos, em todas as fases da vida. |
| Descrição: | ABSTRACT In Brazil, Adult and Youth Education (EJA), over time and inspired by thinkers such as Paulo Freire, stands out as a modality that strives for a more inclusive and democratic education, aiming at the emancipation of the individual. Alongside this, the role of public policies, such as the Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), stands out, emphasizing the need for training tailored to meet the target audience of this teaching modality. The general objective of this study was to analyze the approach to EJA in the Pedagogical Projects of the teacher training programs in Biology, Chemistry, Physics, and Pedagogy at the Federal University of Maranhão (UFMA), aiming to identify the presence of EJA in the training of Science teachers who will work in Primary School. The research used a qualitative approach, involving documentary analysis of the pedagogical projects of the undergraduate programs in Biological Sciences, Chemistry, Physics, and Pedagogy at UFMA, São Luís campus. These projects are available online on the website of the Provost's Office of Education/UFMA (PROEN/UFMA) and via the Integrated Academic Activities Management System (SIGAA). The collected data were analyzed using the content analysis technique proposed by Bardin (2016) for the construction, organization, and analysis of the data collected during the research. The results reveal that although there is a concern with teacher training in the analyzed programs, the approach to EJA is absent, as in the Chemistry and Physics programs. It appears very timidly in the syllabus of a required course in the Biological Sciences PPC or is present as an elective course in the Pedagogy, providing curricular flexibility, allowing for choices based on individual student interests. It is important to highlight that disciplines such as Didactics, Educational Psychology, History of Education, and Education Policy and Planning, present in the analyzed curricula, show potential for addressing EJA in the classroom. Thus, it is concluded that a greater appreciation of Youth and Adult Education is necessary in teacher training courses. For this, it is important to systematically insert EJA as a training component, whether in the program contents, curricula, syllabuses and PPCs, creating opportunities that enable the experience of this teaching modality throughout the course, bringing undergraduates closer to more dialogical, contextualized and interdisciplinary pedagogical practices, strengthening a training sensitive to the life stories of its students and their knowledge, training teachers capable of promoting a transformative and emancipatory education for all subjects, at all stages of life. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9912 |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
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| JOÃO_ALMEIDA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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