Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9917Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | ANJOS, Nayara do Nascimento dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-23T17:43:50Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-23T17:43:50Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-24 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9917 | - |
| dc.description | Abstract For advances to occur in Educação de Jovens e Adultos (EJA), it is essential to improve the understanding of the professional development of Science teachers during their initial training and its implications for teaching in this modality. The objective To investigate the contributions of the Programa de Residência Pedagógica to the initial training of Science/Biology teachers in Educação de Jovens e Adultos (EJA), identifying the perceptions of undergraduate students participating in the program regarding its contributions to their pedagogical practice and its impact on the training of Science/Biology teachers for working in the EJA modality. Additionally, to analyze the Pedagogical Course Project (PPC) of the Biological Sciences Teaching Degree at UFMA in dialogue with the National Curriculum Guidelines (DCN) for teacher education (2024) and the DCN for Youth and Adult Education (2000).The pedagogical project of the undergraduate course in Biological Sciences at the Federal University of Maranhão was analyzed, observing the contributions of the curriculum to the training of Science/Biology teachers to work in EJA, in addition to investigating the perceptions of residents about the influence of the PRP on their pedagogical practice in this teaching modality. To achieve the objective, a field research was carried out applying interviews with residents using a semi-structured questionnaire and a documentary analysis of the Pedagogical Project of the undergraduate course in Biological Sciences. The results obtained in this work highlight the need for curricular adaptations in the initial training of teachers to work in teaching youth and adults. According to the undergraduate students, it is necessary to implement specific pedagogical practices for this target audience that develop students' autonomy and interest in the classroom. Given the results, we can infer that partnerships between undergraduate courses and teaching initiation programs, such as the PRP, are essential to promote reflective professional training, which is fundamental for advances in this teaching modality. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo Para que ocorram avanços na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é fundamental melhorar a compreensão sobre o desenvolvimento profissional de professores de Ciências durante a formação inicial e suas implicações para ensino nessa modalidade. O objetivo deste estudo foi investigar as contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial de professores de Ciências/Biologia na EJA, identificando as percepções dos licenciandos participantes do Programa de Residência Pedagógica sobre as contribuições do programa em sua prática pedagógica e as repercussões na formação de professores de Ciências/Biologia nas perspectivas para a atuação na modalidade EJA, além de analisar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFMA dialogando com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para formação de professores (2024) e as DCN para EJA (2000).O projeto pedagógico do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão foi analisado, observando as contribuições do currículo para a formação de professores Ciências/Biologia para atuarem na EJA, além de investigar as percepções dos residentes sobre a influência do PRP em sua prática pedagógica nesta modalidade de ensino. Para alcançar o objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo aplicando entrevistas com os residentes utilizando entrevista semiestruturada e uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados obtidos neste trabalho ressaltam a necessidade de adequações curriculares na formação inicial dos professores para atuarem no ensino de jovens e adultos. De acordo com os licenciandos é necessário implementações de práticas pedagógicas específicas para este público-alvo que desenvolvam a autonomia e o interesse dos estudantes dentro da sala de aula. Diante dos resultados, podemos inferir que as parcerias dos cursos de licenciatura com programas de iniciação à docência, como o PRP, são essenciais para promover a formação profissional reflexiva, fundamental para os avanços nessa modalidade de ensino. | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
| dc.subject | educação de jovens e adultos; | pt_BR |
| dc.subject | ensino de ciências; | pt_BR |
| dc.subject | formação de professores. | pt_BR |
| dc.subject | youth and adult education; | pt_BR |
| dc.subject | pedagogical residency; | pt_BR |
| dc.subject | science teaching; | pt_BR |
| dc.subject | teacher training. | pt_BR |
| dc.title | Contribuições do programa de residência pedagógica para a formação de professores de ciências na EJA: uma análise da experiência dos residentes | pt_BR |
| dc.title.alternative | Contributions of the pedagogical residency program to the training of science teachers in EJA: an analysis of the residents' experience | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NAYARA_ANJOS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 583,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.