Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9919
Título: Ensino de ciências na educação de jovens e adultos: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias metodológicas utilizadas
Título(s) alternativo(s): Science teaching in youth and adult education: a bibliographic review on the methodological strategies used
Autor(es): BARROSO, Paulo Vitor Torres
Palavras-chave: EJA;
ensino de ciências;
práticas pedagógicas.
EJA;
Science Teaching;
Pedagogical Practices
Data do documento: 7-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente estudo traz análise sobre a importância da EJA (Educação de Jovens e Adultos) para a inclusão social e o acesso ao conhecimento, destacando o papel essencial do ensino de Ciências na promoção do pensamento crítico e da compreensão de questões contemporâneas. O objetivo geral deste estudo consistiu em investigar por meio de uma revisão sistemática de bibliografia, as estratégias metodológicas de ensino de Ciências utilizadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com ênfase na sua influência no processo de aprendizagem, dialogando com as diretrizes curriculares para EJA do município de São Luís. E, a partir da análise da literatura, buscar compreender as especificidades do público da EJA e como essas características impactam o ensino de Ciências, além de identificar as metodologias mais recorrentes nesse contexto e avaliar suas repercussões tanto na aprendizagem quanto no engajamento dos estudantes. A metodologia da pesquisa tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando o Portal de Periódicos da CAPES, com artigos publicados entre 2015 e 2025, sobre as metodologias de ensino de ciências utilizados na EJA. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica de análise de conteúdo. Foi possível observar que, de forma geral, o ensino de Ciências na EJA precisa ser pautado por princípios de respeito, diálogo e contextualização. Além disso, o uso de metodologias ativas, a valorização da investigação e a conexão dos conteúdos com a vida cotidiana apresentaram-se como estratégias que favorecem a aprendizagem e ampliam o sentido da escola para o aluno jovem ou adulto. É importante destacar que a valorização da EJA depende também de políticas públicas consistentes, que garantam infraestrutura, formação docente adequada e condições de trabalho dignas para os professores, além de materiais pedagógicos contextualizados.
Descrição: ABSTRACT This study analyzes the importance of Youth and Adult Education (EJA) for social inclusion and access to knowledge, highlighting the essential role of science education in promoting critical thinking and understanding of contemporary issues. The overall objective of this study was to investigate, through a systematic literature review, the methodological strategies for teaching science in Youth and Adult Education (EJA), emphasizing their influence on the learning process, in dialogue with the curricular guidelines for EJA to the city of São Luís. Based on the literature analysis, we sought to understand the specificities of the EJA population and how these characteristics impact science education. We also identified the most common methodologies in this context and assessed their impact on both learning and student engagement. The research methodology consisted of a bibliographic search, using the CAPES Journal Portal, of articles published between 2015 and 2025 on science teaching methodologies used in EJA. Data analysis was performed using content analysis. It was observed that, in general, science teaching in EJA needs to be guided by principles of respect, dialogue, and contextualization. Furthermore, the use of active methodologies, the valorization of inquiry, and the connection of content to everyday life were strategies that promote learning and expand the meaning of school for young and adult students. It is important to emphasize that the valorization of EJA also depends on consistent public policies that guarantee infrastructure, adequate teacher training, and decent working conditions for teachers, in addition to contextualized teaching materials.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9919
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO_BARROSO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso726,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.