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Título: A realidade aumentada no ensino de Matemática: desenvolvendo filtros de realidade aumentada para auxiliar no ensino de sólidos geométricos
Título(s) alternativo(s): Augmented reality in mathematics teaching: developing augmented reality filters to aid in teaching geometric solids
Autor(es): CORREA, Rianderson Pereira
Palavras-chave: sólidos geométricos;
realidade aumentada;
filtros;
tecnologias;
Matemática;
geometric solids;
augmented reality;
filters;
technologies;
Mathematics.
Data do documento: 21-Jul-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: A presente monografia aborda a dificuldade dos alunos em visualizar a geometria no espaço tridimensional e tem como objetivo principal desenvolver filtros de realidade aumentada para auxiliar na visualização de sólidos geométricos em três e duas dimensões. Para alcançar esse propósito, foram utilizados três softwares em conjunto: Blender, para modelagem dos seis sólidos geométricos; Photoshop, para criação visual dos filtros; e Meta Spark Studio, para programação da experiência em realidade aumentada. O tipo de rastreamento escolhido foi o de alvo que consistiu na criação de seis marcadores para sobrepor elementos virtuais ao mundo real e assim, permitir a visualização dos sólidos geométricos. A eficácia desses filtros foi avaliada por meio de um questionário aplicado a professores de matemática, visando obter feedback sobre a experiência de uso. Essa pesquisa contribuiu para a exploração de uma área do conhecimento pouco estudada, proporcionando novos insights e aprofundando o entendimento teórico sobre o tema abordado. A aplicação prática dos filtros de realidade aumentada pode oferecer soluções inovadoras para aprimorar o aprendizado de geometria e proporcionar aos alunos uma compreensão mais clara e intuitiva dos sólidos geométricos.__ABSTRACT The present monograph addresses the students' difficulty in visualizing geometry in three-dimensional space and its main objective is to develop augmented reality filters to assist in the visualization of geometric solids in three and two dimensions. To achieve this purpose, three software were used together: Blender, for modeling the six geometric solids; Photoshop, for visual creation of filters; and Meta Spark Studio, for programming the augmented reality experience. The type of tracking chosen was target tracking, which consisted of creating six markers to superimpose virtual elements on the real world and thus allow the visualization of geometric solids. The effectiveness of these filters was evaluated through a questionnaire applied to mathematics teachers, aiming to obtain feedback on the use experience. This research contributed to the exploration of an area of knowledge little studied, providing new insights and deepening the theoretical understanding of the topic addressed. The practical application of augmented reality filters can offer innovative solutions to enhance geometry learning and provide students with a clearer and more intuitive understanding of geometric solids.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9920
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

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