Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9921
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | FERREIRA, Yasmin Kellen Louzeiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-23T18:09:00Z | - |
dc.date.available | 2025-09-23T18:09:00Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9921 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: Nesta pesquisa foram analisados os textos sobre as principais metodologias ativas no ensino da matemática, obtidos a partir de dois eventos acadêmicos, o Encontro nacional de Educação Matemática (ENEM) em sua décima terceira edição, e o Simpósio Internacional de Educação Matemática (SIPEM) nas edições VII e VIII. O trabalho justifica-se na compreensão da necessidade, que as metodologias ativas possuem na evolução pessoal de todos os envolvidos e o que mudou na aplicação antes e depois da pandemia segundo as pesquisas. Esta foi uma pesquisa bibliográfica que analisou 21 publicações científicas sobre as metodologias ativas no ensino de matemática. A ABP mostrou-se como ponto de interesse no período analisado, ressalta-se o interesse pelas conexões matemáticas antes e durante a pandemia, além de reflexões sobre a formação inicial de professores que ensinam matemática. A Gamificação não foi tão explorada nos trabalhos publicados no período da pandemia por COVID19. Destaca-se a perspectiva de uso da Gamificação/Jogos para o processo da avaliação para a aprendizagem, assim como as metodologias do Ensino Híbrido e da Sala de Aula Invertida para a avaliação diagnóstica. Observou-se que a maior dificuldade da aplicação das metodologias no ensino híbrido foram as limitações tecnológicas e de conhecimento, tanto da parte dos discentes quanto dos docentes. Porém, ainda assim, houveram resultados satisfatórios.__ABSTRACT: In this research, texts on the main active methodologies in mathematics teaching were analyzed, obtained from two academic events, the National Meeting of Mathematics Education (ENEM) in its thirteenth edition, and the International Symposium on Mathematics Education (SIPEM) in VII and VIII editions. The work is justified in understanding the need that active methodologies have in the personal evolution of all those involved and what has changed in the application before and after the pandemic according to research. This was a bibliographic research that analyzed 21 scientific publications on active methodologies in mathematics teaching. The ABP proved to be a point of interest in the analyzed period, highlighting the interest in mathematical connections before and during the pandemic, as well as reflections on the initial training of teachers who teach mathematics. Gamification was not so explored in the works published during the COVID19 pandemic. The perspective of using Gamification/Games for the assessment process for learning is highlighted, as well as the methodologies of Blended Teaching and the Flipped Classroom for diagnostic assessment. It was observed that the greatest difficulty in applying the methodologies in hybrid teaching were the technological and knowledge limitations, both on the part of students and professors. However, there were still satisfactory results. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | metodologias ativas; | pt_BR |
dc.subject | Educação; | pt_BR |
dc.subject | ensino híbrido; | pt_BR |
dc.subject | active methodologies, | pt_BR |
dc.subject | Education; | pt_BR |
dc.subject | blended learning. | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas no ensino da Matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Active methodologies in teaching Mathematics | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura Plena em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Yasmin_Kellen_Louzeiro_Ferreira.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.