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http://hdl.handle.net/123456789/9924
Título: | Qualidade do sono: discurso do sujeito coletivo de graduandos em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior |
Título(s) alternativo(s): | Sleep quality: collective subject discourse of nursing undergraduates at a higher education institution |
Autor(es): | BRAGA, Amanda Maria Mendes |
Palavras-chave: | qualidade do sono; estudantes de enfermagem; distúrbios do sono. sleep quality; nursing students; sleep disorders. |
Data do documento: | 27-Jun-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Introdução: O sono é um estado fisiológico essencial para a recuperação física e mental, consolidação de memórias e regulação emocional. O equilíbrio entre o sono e vigília, influencia diretamente a qualidade do descanso e alterações podem gerar distúrbios e impactar negativamente a saúde do sono. A qualidade do sono está intimamente relacionada ao equilíbrio entre o tempo de descanso e as necessidades individuais, entretanto, a transição para a vida universitária frequentemente acarreta mudanças e a deterioração da qualidade do sono, frequente entre estudantes de Enfermagem. Diante desse cenário, questiona-se: quais percepções possuem os estudantes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão sobre a sua própria qualidade do sono? Objetivos: Compreender as percepções coletivas sobre a qualidade do sono, os fatores que a impactam, as consequências da privação do sono e as estratégias utilizadas para sua qualificação, a partir do Discurso do Sujeito Coletivo de estudantes de graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública. Metodologia: Estudo descritivo transversal, com abordagem qualitativa, guiado pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como abordagem metodológica. Foram participantes da pesquisa 19 estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Os dados foram coletados por meio de entrevistas não estruturadas e individuais, constituídas de perguntas abertas e circulares. Resultados: A partir da análise dos dados brutos provenientes das entrevistas realizadas, foram identificadas Expressões-Chave (ECHs) que, uma vez agregadas por similaridade de sentido, possibilitaram a delimitação de Ideias Centrais (ICs) e, consequentemente, a construção dos Discursos do Sujeito Coletivo (DSC). Foram selecionadas as ICs mais representativas da vivência dos graduandos quanto à qualidade do sono, acompanhadas de seus respectivos discursos. Apresentam-se sete discursos: 1) Caracterização do padrão e da qualidade sono dos estudantes; 2) Determinantes da má qualidade do sono entre os estudantes; 3) Influenciadores comportamentais e hábitos de vida na qualidade do sono dos estudantes; 4) Consequências da má qualidade do sono na saúde física dos estudantes; 5) Consequências da má qualidade do sono na cognição e no desempenho acadêmico dos estudantes; 6) Consequências da má qualidade do sono na saúde emocional dos estudantes; 7) Estratégias coletivas para qualificação do sono dos estudantes. Conclusão: Os discursos revelam o sono como um fenômeno desafiador e multifacetado caracterizado pela má qualidade que transcende a mera privação de descanso e configura-se como um problema significativo para a saúde integral da população acadêmica, especialmente em um curso de alta demanda como a Enfermagem. Este estudo sublinha a urgência de intervenções institucionais e educacionais para promover hábitos de sono saudáveis e oferecer suporte aos estudantes, contribuindo para o bem-estar e o sucesso acadêmico e profissional. |
Descrição: | ABSTRACT Introduction: Sleep is an essential physiological state for physical and mental recovery, memory consolidation, and emotional regulation. The balance between sleep and wakefulness directly influences the quality of rest, and changes can generate disorders and negatively impact sleep health. Sleep quality is closely related to the balance between rest time and individual needs. However, the transition to university life often leads to changes and deterioration in sleep quality, which is common among nursing students. Given this scenario, the question is: what perceptions do nursing students at the Federal University of Maranhão have about their own sleep quality? Objectives: To understand collective perceptions about sleep quality, the factors that impact it, the consequences of sleep deprivation, and the strategies used to improve it, based on the Collective Subject Discourse of undergraduate nursing students at a public higher education institution. Methodology: Cross-sectional descriptive study with a qualitative approach, guided by the Collective Subject Discourse (CSD) as a methodological approach. The participants in the study were 19 undergraduate nursing students from a public higher education institution. Data were collected through unstructured and individual interviews, consisting of open-ended and circular questions. Results: Based on the analysis of the raw data from the interviews, Key Expressions (KEs) were identified that, once aggregated by similarity of meaning, allowed the delimitation of Central Ideas (CIs) and, consequently, the construction of Collective Subject Discourses (CSD). The CIs most representative of the undergraduates’ experience regarding sleep quality were selected, accompanied by their respective discourses. Seven discourses are presented: 1) Characterization of students' sleep pattern and quality; 2) Determinants of poor sleep quality among students; 3) Behavioral influencers and lifestyle habits on students' sleep quality; 4) Consequences of poor sleep quality on students' physical health; 5) Consequences of poor sleep quality on students’ cognition and academic performance; 6) Consequences of poor sleep quality on students’ emotional health; 7) Collective strategies for improving students’ sleep. Conclusion: The discourses reveal sleep as a challenging and multifaceted phenomenon characterized by poor quality that transcends mere sleep deprivation and is a significant problem for the overall health of the academic population, especially in a high- demand course such as Nursing. This study highlights the urgency of institutional and educational interventions to promote healthy sleep habits and offer support to students, contributing to well-being and academic and professional success. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9924 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Enfermagem do Campus do Bacanga TCC de Graduação em Enfermagem do Campus do Bacanga |
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