Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9926
Título: | Análise de erros em produções de estudantes do Ensino Médio em provas da OBMEP no Estado do Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of errors in high school students' productions on OBMEP exams in the state of Maranhão. |
Autor(es): | SILVA, Adonias Costa |
Palavras-chave: | análise de erro; OBMEP; ensino de Matemática; error analysis; OBMEP; Mathematics education. |
Data do documento: | 19-Set-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: Esta monografia faz parte de uma pesquisa ampla, realizada por professores da Universidade Federal do Maranhão que tem por título “Análise de Erros em produções de estudantes do Ensino Médio em provas da OBMEP-2019 em São Luís – MA” e tem como objetivo analisar os erros cometidos por alunos nas provas de 2019 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Embasado pela análise de conteúdo, este trabalho explora como a análise de erros pode ser utilizada como uma ferramenta pedagógica eficaz para melhorar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A pesquisa se concentra na taxonomia de uso dos erros proposta por Borasi (1996) e nas sugestões de Ponte, Brocardo e Oliveira (2003), propondo estratégias que podem auxiliar professores no diagnóstico e correção de equívocos comuns dos alunos. Além disso, são apresentadas recomendações práticas para integrar a análise de erros no cotidiano escolar, promovendo uma abordagem reflexiva e crítica no ensino de Matemática.__ABSTRACT: This monograph is an excerpt from a research conducted by professors at the Federal University of Maranhão titled "Error Analysis in the Work of High School Students in the OBMEP-2019 Exams in São Luís – MA." Its objective is to analyze the errors made by students in the Combinatorial Analysis exams of the Brazilian Mathematics Olympiad for Public Schools (OBMEP). Based on content analysis, this work explores how error analysis can be used as an effective pedagogical tool to improve the teaching and learning process in Mathematics. The research focuses on the taxonomy of error usage proposed by Borasi (1996) and the suggestions of Ponte, Brocardo, and Oliveira (2003), proposing strategies that can help teachers diagnose and correct common student mistakes. Additionally, practical recommendations are presented to integrate error analysis into everyday school activities, promoting a reflective and critical approach to Mathematics teaching. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9926 |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura Plena em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adonias_Costa_Silva.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.