Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9929
Título: Tecnologia cuidativo-educacional para o manejo da profilaxia da raiva humana
Título(s) alternativo(s): Care-educational technology for the management of human rabies prophylaxis
Autor(es): NASCIMENTO, Daniel Henrique Pinho
Palavras-chave: doenças zoonóticas virais;
vacina;
soro contra raiva;
saúde pública.
rabies vaccines;
diseases viral zoonotic;
public health.
Data do documento: 27-Jun-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Introdução: A raiva humana, uma zoonose viral de alta letalidade, persiste como um relevante problema de saúde pública, demandando constante atualização e qualificação dos profissionais de saúde para o manejo adequado de sua profilaxia. Apesar das diretrizes nacionais existentes, lacunas no conhecimento e na aplicação prática das informações por parte dos profissionais podem comprometer a efetividade das ações de vigilância e assistência. Nesse contexto, o desenvolvimento de tecnologias cuidativo-educacionais (TCE) se destaca como uma estratégia eficaz para qualificar a assistência, difundir conteúdos confiáveis e fortalecer as políticas públicas. Este estudo concentra-se na integração entre educação em saúde e suporte profissional para o manejo da raiva humana, tendo na inovação tecnológica uma via para ampliar o acesso ao conhecimento e qualificar o cuidado. Objetivo: Desenvolver tecnologia cuidativo- educacional na modalidade álbum seriado para o manejo da profilaxia da raiva humana. Metodologia: Trata-se de pesquisa metodológica, estruturada em três etapas: 1) Fundamentação do conhecimento para construção visual da tecnologia/diagramação, 2) Organização dos conteúdos e 3) Criação artística/design. A primeira consistiu na busca, leitura e análise crítica de todas as publicações normativas e guias técnicos sobre a profilaxia da raiva humana disponíveis nas plataformas do Ministério da Saúde. Na segunda etapa procedeu-se à elaboração do conteúdo técnico para a tecnologia organizado em tópicos que compreendeu os aspectos gerais e conceituais da raiva humana, a transmissão e os transmissores, as condutas para profilaxia pré e pós-exposição. A terceira e última etapa correspondeu à construção da tecnologia com elaboração gráfica e textual do material didático na modalidade álbum seriado. Resultados: O Álbum Seriado, intitulado “Manejo da Profilaxia da Raiva Humana”, tem como estrutura 45 páginas ilustradas com conteúdo técnico que permite o manejo adequado da profilaxia da raiva humana. O conteúdo encontra-se organizado com os seguintes tópicos: 1) Considerações gerais sobre a raiva humana (conceito, transmissores, transmissão); 2) Medidas de pré-exposição; 3) Avaliação de características da(s) lesão(ões) (local, profundidade, extensão e número); 4) Avaliação do animal agressor (sinais sugestivos, como ocorreu o acidente, observação do animal, procedência e hábitos); 5) Medidas de pós-exposição para diferentes cenários de exposição; 6) Orientações gerais para o manejo; 7) Profilaxia de pacientes faltosos e em caso de reexposição; e 8) Informações sobre o soro antirrábico (SAR) e imunoglobulina humana antirrábica (IGHAR). A estrutura visual e textual foi pensada para otimizar a compreensão e a aplicabilidade das informações e orientações operacionais na prática clínica. Conclusão: A tecnologia cuidativo-educacional desenvolvida qualifica o manejo da profilaxia da raiva humana, fortalece a prática profissional baseada em evidências e amplia o acesso às recomendações oficiais, contribuindo para a efetividade das ações de vigilância e controle da raiva humano no campo da atenção em saúde.
Descrição: ABSTRACT Introduction: Human rabies, a highly lethal viral zoonosis, remains a significant public health concern, demanding the continuous training of healthcare professionals to ensure proper prophylactic management. Although national guidelines exist, knowledge and implementation gaps among professionals can hinder the effectiveness of surveillance and care. In this context, care-educational technologies (CETs) serve as effective tools to support clinical practice, disseminate reliable information, and strengthen public health policies. This study focuses on the integration between health education and professional support for rabies management, utilizing technological innovation as a means to expand access to knowledge and qualify care. Objective: This study aimed to develop a care-educational technology in the form of a serialized album to guide human rabies prophylaxis. Methodology: This methodological study was conducted in three stages: (1) Knowledge foundation for the visual planning of the technology; (2) Organization and thematic structuring of the content; and (3) Artistic development and graphic design. The first stage involved a critical review of all normative publications and technical guidelines on human rabies prophylaxis available from the Ministry of Health. In the second stage, the technical content was organized into topics, covering general aspects of human rabies, transmission and transmitters, and both pre- and post-exposure prophylaxis. The third stage consisted of the creation of the CET, with the graphic and textual elaboration of the educational material as a serialized album. Results: The final product, titled “Management of Human Rabies Prophylaxis”, consists of 45 illustrated pages structured into the following topics: (1) General considerations (concept, transmission, transmitters); (2) Pre- exposure prophylaxis; (3) Assessment of lesions (site, depth, extent, number); (4) Evaluation of the aggressor animal (suggestive signs, circumstances of the incident, animal observation, origin and habits); (5) Post-exposure prophylaxis (PEP) for various exposure scenarios; (6) General management guidelines; (7) Guidance for patients who miss appointments and in cases of re-exposure; and (8) Information on anti-rabies serum (SAR) and human rabies immunoglobulin (HRIG). The visual and textual design was developed to enhance understanding and support the practical application of official guidelines in clinical settings. Conclusion: The care-educational technology developed contributes to improved prophylactic management of human rabies, supports evidence-based professional practice, and expands access to official recommendations, reinforcing rabies control efforts in healthcare.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9929
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Enfermagem do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIEL_NASCIMENTO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.