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Título: Acessibilidade e inclusão no ensino superior: análise documental de projetos pedagógicos de cursos de graduação da UFMA
Título(s) alternativo(s): Accessibility and inclusion in higher education: documentary analysis of pedagogical projects of undergraduate courses at UFMA
Autor(es): LIMA, Kaynara Beatriz Monteiro
Palavras-chave: ensino universitário,
ensino superior,
inclusão de pessoas com deficiência,
pessoas com deficiência,
inclusão educacional.
university education,
higher education,
inclusion of people with disabilities,
people with disabilities,
educational inclusion.
Data do documento: 4-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Introdução: O trabalho aborda o mapeamento de aspectos de acessibilidade descritos nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos cursos de Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia da Universidade Federal do Maranhão. A acessibilidade na educação é um direito da pessoa com deficiência e deve abranger documentos institucionais norteadores. A falta de aspectos de inclusão nos PPPs não apenas sinalizam uma barreira para a educação eficaz de pessoas com deficiência como também limita a vivência de futuros profissionais com uma sociedade diversa. Objetivo: Analisar os aspectos de acessibilidade e inclusão nos Projetos Político Pedagógicos (PPPs) dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) campus São Luís com número maior de ingressantes.Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter documental, cujo desenvolvimento foi composto pelas etapas de seleção de conteúdos teóricos e análise documental dos PPPs dos cursos selecionados. Resultados: A análise foi realizada com 7 cursos da área da saúde, ofertados pela universidade. O PPP mais recente é de 2017 e o mais antigo de 2007, 4 dos 7 cursos possuem em sua grade curricular a disciplina de Libras, no entanto, não é obrigatório que o discente curse a disciplina durante sua formação acadêmica, portanto, urge a necessidade de fomentação para participação voluntária. Apenas 1 curso (Medicina) cita o Núcleo de Acessibilidade da UFMA e abrange aspectos de inclusão relacionados à acessibilidade arquitetônica, tais achados representam uma barreira educacional que tende a colaborar com a evasão do discente com deficiência ao dificultar seu acesso a materiais essenciais para sua formação. Conclusão: Os achados revelam discrepância significativa entre os cursos quanto à incorporação de diretrizes de acessibilidade em seus PPPs, essa diferença sugere que a formação em saúde ainda está fragmentada, com alguns cursos avançando na tematização e outros regulando-a a um plano secundário. Urge a necessidade de atualização dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos da área da saúde da Universidade de forma mais parametrizada e orgânica.
Descrição: ABSTRACT Introduction: This work maps accessibility aspects described in the Political Pedagogical Projects (PPPs) of the Physical Education (Bachelor's), Physical Education (Licentiate), Nursing, Pharmacy, Medicine, Nutrition, and Dentistry programs at the Federal University of Maranhão. Accessibility in education is a right of people with disabilities and should be included in guiding institutional documents. The lack of inclusion aspects in PPPs not only signals a barrier to the effective education of people with disabilities but also limits the experience of future professionals in a diverse society. Objective: To analyze accessibility and inclusion aspects in the Political Pedagogical Projects (PPPs) of the programs at the Center for Biological and Health Sciences of the Federal University of Maranhão (UFMA), São Luís campus with the highest number of incoming students. Method: This is a qualitative, documentary research whose development consisted of the stages of selection of theoretical content and documentary analysis of the PPPs of the selected programs. Results: The analysis involved seven healthcare courses offered by the university. The most recent PPP was from 2017, and the oldest from 2007. Four of the seven courses include Libras in their curriculum. However, taking the course is not mandatory, thus, encouraging voluntary participation is urgently needed. Only one course (Medicine) cites the UFMA Accessibility Center and covers inclusion aspects related to architectural accessibility. These findings represent an educational barrier that tends to contribute to the dropout rate of students with disabilities by hindering their access to essential materials for their education. Conclusion: The findings reveal a significant discrepancy between courses regarding the incorporation of accessibility guidelines into their PPPs. This difference suggests that healthcare education is still fragmented, with some courses advancing in the topic and others relegating it to a secondary level. There is an urgent need to update the Political Pedagogical Projects of the University's health courses in a more parameterized and organic way.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9934
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Enfermagem do Campus do Bacanga

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