Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9940
Título: A educação do campo e a pedagogia da alternância: uma análise do ensino de ciências na Escola Família Agrícola João Evangelista De Brito (EFAJEB) Pio XII-MA
Título(s) alternativo(s): Rural education and the pedagogy of alternation: an analysis of science teaching at the João Evangelista De Brito Agricultural Family School (EFAJEB) Pio XII-MA
Autor(es): BASTOS, Célia Ferreira
SOUSA, Noelza Lopes de
Palavras-chave: metodologia do ensino de ciências;
pedagogia da alternância;
educação do campo.
science teaching methodology;
pedagogy of alternation;
rural education.
Data do documento: 14-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho, aqui apresentado, traz uma reflexão sobre a metodologia do ensino de ciências na perspectiva da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola João Evangelista de Brito, que oferta o ensino fundamental, séries finais. A pesquisa se deu a partir de um estudo de caso, a fim de analisar como os professores/monitores desenvolvem a prática pedagógica na disciplina de ciências, considerando que a escola se orienta pela pedagogia da alternância como estratégia de aproximar os saberes científicos e saberes comunitários, A pesquisa foi de cunho qualitativo pois combina análises de entrevistas com professores/monitores de ciências e zootecnia que trabalham na instituição. Como resultado observa-se que a pesquisa evidencia que a Pedagogia da Alternância possibilita uma prática pedagógica mais contextualizada e o diálogo entre o conhecimento científico e o conhecimento empírico. Os professores/monitores buscam integrar saberes científicos e comunitários, promovendo a interdisciplinaridade e a investigação como estratégias centrais no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: ABSTRACT The article presented here reflects on the methodology of science teaching from the perspective of the Pedagogy of Alternation at the João Evangelista de Brito Agricultural Family School, which offers elementary education. The research was based on a case study, in order to analyze how teachers/tutors develop pedagogical practice in the science discipline, considering that the school is guided by the pedagogy of alternation as a strategy to bring scientific knowledge and community knowledge closer together. The research was qualitative in nature because it combines analyses of interviews with teachers/tutors who work at the institution with Science disciplines from the 6th to the 9th grade, and animal science, in the methodology of the pedagogy of alternation. As a response, it is observed that the research shows that the Pedagogy of Alternation favors a pedagogical practice in Science that is more contextualized and meaningful for rural students. The teachers/tutors seek to integrate scientific and community knowledge, promoting interdisciplinarity and investigation as central strategies in the teaching-learning process.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9940
Aparece nas coleções:TCC do Curso de Graduação em Educação do Campo/Ciências Agrárias do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CÉLIA_BASTOS_NOELZA_SOUSA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso706,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.