Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Sabrina Ferreira-
dc.date.accessioned2025-09-26T11:48:51Z-
dc.date.available2025-09-26T11:48:51Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9953-
dc.descriptionAbstract This work presents a study about the union of mathematics with music, several mathemat- ical structures are present in music, rhythmic figures and compass formulas for example, we can observe through fractions. We will draw a brief overview of the beginnings of music, emphasizing the importance of the contributions made by Pythagoras in the course of musical evolution, since the division of mathematical sciences into four parts belongs to the Pythagorean school: arithmetic (static discrete quantity), geometry (stationary quantity ), music (discrete quantity in motion) and astronomy (dynamic magnitude). These four fronts formed what was called Quadrivium. We also analyzed where the existing connections between music theory and the Fourier series take place, also considering the impotence of the interdisciplinarity of the two areas for the teaching-learning of students, which can be an interesting means to instigate students to understand that the Mathematics is a tool that explains various phenomena including music and that from the combination of the two areas we can make classes more dynamic and attractive.pt_BR
dc.description.abstractResumo Esse trabalho apresenta um estudo a cerca da união da matemática com a música, várias estruturas matemáticas estão presentes na música, as figuras rítmicas e as fórmulas do compasso por exemplo, podemos observar através das frações. Traçaremos um breve apa- nhado dos primórdios da música, enfatizando a importância das contribuições apresentadas por Pitágoras no decorrer da evolução musical, pois é da escola pitagórica a divisão das ciências matemáticas em quatro partes: a aritmética (quantidade discreta estática), a geometria (grandeza estacionária), a música (quantidade discreta em movimento) e a astronomia (grandeza dinâmica). Essas quatro frentes formavam aquilo que se denominava Quadrivium. Analisamos também onde se dão as ligações existentes entre a teoria musical e a série de Fourier, ponderando ainda a impotência da interdisciplinariedade das duas áreas para o ensino-aprendizagem de alunos, o que pode ser um meio interessante para instigar os alunos a entender que a matemática é uma ferramenta que explica vários fenômenos incluindo a música e que a partir da junção das duas áreas podemos deixar aulas mais dinâmicas e atraentes.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectmatemática;pt_BR
dc.subjectmúsica;pt_BR
dc.subjectsérie de Fourier;pt_BR
dc.subjectensino-aprendizagem;pt_BR
dc.subjectteoria musical.pt_BR
dc.subjectmathematics;pt_BR
dc.subjectmusic;pt_BR
dc.subjectFourier series;pt_BR
dc.subjectteaching-learning;pt_BR
dc.subjectmusical theory.pt_BR
dc.titleUm estudo das relações entre a matemática e a teoria musicalpt_BR
dc.title.alternativeA study of the relationship between mathematics and music theorypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sabrina_Silva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.