Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9954
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dc.contributor.authorOLIVEIRA, Barbara Brenda Santos de-
dc.date.accessioned2025-09-26T11:52:59Z-
dc.date.available2025-09-26T11:52:59Z-
dc.date.issued2022-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9954-
dc.descriptionABSTRACT This research work is about Formative Assessment and Assessment Tasks in the area of Mathematics Education and intends to analyze the conceptions about Assessment and Assessment Tasks used by Mathematics teachers in a public school in São Luís – MA. The teacher often applies a traditional assessment, because during academic or continuing education he did not have the proper preparation on this topic. This lack of preparation can make it impossible to better help the student's Learning, an important object in this process. The research uses the Qualitative Methodology restricted to the Case Study, in which a deep study is done on a specific group. For data collection, an online form was Applied to a group of Mathematics teachers from a public school to know their conceptions about Assessment and the Assessment Tasks used by them. The data analysis happened through some content analysis methods, that with the help of the resulting systematization, generated two categories of analysis: The conceptions on learning assessment and assessment tasks used by teachers at school. The purpose of the study, besides to knowing the day by day of the mathematics teacher in the classroom, pretends to contribute to new research on Assessment and its tasks, a subject that has a great impact on the training of teachers and students.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho de pesquisa, direcionado ao tema Avaliação Formativa e Tarefas Avaliativas na área de Educação Matemática, pretende analisar as concepções sobre Avaliação e as Tarefas Avaliativas utilizadas pelos professores de Matemática de uma escola pública de São Luís – MA. Ao avaliar, o professor, muitas vezes, pratica uma avaliação tradicional, isso porque durante a formação acadêmica ou continuada não teve o devido preparo sobre esse tema. Essa falta de preparo pode impossibilitar uma melhor ajuda à Aprendizagem do aluno, objeto importante nesse processo. A pesquisa utilizou a Metodologia Qualitativa restringida ao Estudo de Caso, em que se faz um estudo sobre um grupo específico. Para coleta de dados foi usado o questionário online aplicado a um grupo de professores de Matemática de uma escola pública a fim de conhecer suas concepções sobre Avaliação e as Tarefas Avaliativas utilizadas por eles. A Análise dos Dados se deu através de algumas técnicas de Análise de Conteúdo que, por auxílio da sistematização resultantes, geramos duas Categorias de Análise: As concepções sobre a Avaliação da Aprendizagem e Tarefas Avaliativas utilizadas pelos professores na escola. O intuito do estudo, além de conhecer o dia a dia do professor de Matemática em sala de aula, pretende contribuir com novas pesquisas sobre Avaliação e suas tarefas, assunto que possui grande impacto na formação de professores e alunos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecttarefas avaliativas;pt_BR
dc.subjectensino-aprendizagem;pt_BR
dc.subjectavaliação de matemática;pt_BR
dc.subjectavaliação formativa.pt_BR
dc.subjectassessment tasks;pt_BR
dc.subjectmathematics;pt_BR
dc.subjectformative assessment.pt_BR
dc.titleConcepções sobre a avaliação e o uso de tarefas avaliativas nas aulas de matemática na perspectiva de uma avaliação formativa: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeConceptions about assessment and the use of assessment tasks in mathematics classes from the perspective of formative assessment: a case studypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

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