Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCHAGAS, Matheus Vinícius Martins-
dc.date.accessioned2025-09-26T11:56:48Z-
dc.date.available2025-09-26T11:56:48Z-
dc.date.issued2022-01-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9955-
dc.descriptionABSTRACT This work has the general objective to reflect on the use of the History of Mathematics as a didactic resource in Mathematics classes. It presents how the History of Mathematics is used in basic education in schools and the methodologies that can be used by teachers. In addition to presenting, the consequences of historical approaches to Mathematics that lead students to have greater performance in learning Mathematics are verified. The research is bibliographical in nature and was carried out using research related to the History of Mathematics and its use as a pedagogical resource in Mathematics classes. Based on the research and studies carried out, we will explain the use of the History of Mathematics in order to contribute to the Teaching-Learning process of Mathematics and to raise the awareness of teachers regarding the importance of using the History of Mathematics in the classroom.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho tem como Objetivo Geral refletir sobre o uso da História da Matemática como recurso didático nas aulas de Matemática. Apresenta-se como se dá o uso da História da Matemática no ensino básico nas escolas e as metodologias que podem ser empregadas pelos professores. Além de apresentar, verificam-se as consequências das abordagens históricas da Matemática que levam os alunos a terem maiores desempenhos na aprendizagem da Matemática. A pesquisa é de caráter bibliográfico e foi realizada com a utilização de pesquisas relacionadas à História da Matemática e seu uso como recurso pedagógico em aulas de Matemática. Com base nas pesquisas e nos estudos realizados, explicitaremos o uso da História da Matemática com o intuito de contribuir para o processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática e à conscientização de docentes no que tange à importância do uso da História da Matemática em sala de aula.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectensino-aprendizagem de matemática;pt_BR
dc.subjecthistória da matemática;pt_BR
dc.subjectuso da história da matemática como recurso pedagógico.pt_BR
dc.subjectteaching-learning of mathematics;pt_BR
dc.subjecthistory of mathematics;pt_BR
dc.subjectuse of the history of mathematics as a pedagogical resource.pt_BR
dc.titleUso da história da matemática como recurso didáticopt_BR
dc.title.alternativeUsing the history of mathematics as a teaching resourcept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus_Chagas.pdfTrabalho de Conclusão de Curso385,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.