Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9955
Título: Uso da história da matemática como recurso didático
Título(s) alternativo(s): Using the history of mathematics as a teaching resource
Autor(es): CHAGAS, Matheus Vinícius Martins
Palavras-chave: ensino-aprendizagem de matemática;
história da matemática;
uso da história da matemática como recurso pedagógico.
teaching-learning of mathematics;
history of mathematics;
use of the history of mathematics as a pedagogical resource.
Data do documento: 27-Jan-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho tem como Objetivo Geral refletir sobre o uso da História da Matemática como recurso didático nas aulas de Matemática. Apresenta-se como se dá o uso da História da Matemática no ensino básico nas escolas e as metodologias que podem ser empregadas pelos professores. Além de apresentar, verificam-se as consequências das abordagens históricas da Matemática que levam os alunos a terem maiores desempenhos na aprendizagem da Matemática. A pesquisa é de caráter bibliográfico e foi realizada com a utilização de pesquisas relacionadas à História da Matemática e seu uso como recurso pedagógico em aulas de Matemática. Com base nas pesquisas e nos estudos realizados, explicitaremos o uso da História da Matemática com o intuito de contribuir para o processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática e à conscientização de docentes no que tange à importância do uso da História da Matemática em sala de aula.
Descrição: ABSTRACT This work has the general objective to reflect on the use of the History of Mathematics as a didactic resource in Mathematics classes. It presents how the History of Mathematics is used in basic education in schools and the methodologies that can be used by teachers. In addition to presenting, the consequences of historical approaches to Mathematics that lead students to have greater performance in learning Mathematics are verified. The research is bibliographical in nature and was carried out using research related to the History of Mathematics and its use as a pedagogical resource in Mathematics classes. Based on the research and studies carried out, we will explain the use of the History of Mathematics in order to contribute to the Teaching-Learning process of Mathematics and to raise the awareness of teachers regarding the importance of using the History of Mathematics in the classroom.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9955
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus_Chagas.pdfTrabalho de Conclusão de Curso385,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.