Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9956
Título: A matemática na construção civil: um olhar na etnomatemática
Título(s) alternativo(s): Mathematics in civil construction: a look at ethnomathematics
Autor(es): OLIVEIRA, Neemias Ferreira de
Palavras-chave: etnomatemática;
conceitos matemáticos;
pedreiro.
ethnomathematics;
concepts;
mason.
Data do documento: 2-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de enfatizar os conhecimentos matemáticos que são desenvolvidos na área da construção civil, mais precisamente na profissão do pedreiro, e que estão presentes na educação básica. Como base da pesquisa, utilizamos a Etnomatemática como uma Tendência Metodológica, cujo conceito trabalha a matemática presente no cotidiano de diferentes povos e etnias. Como referencial teórico utilizamos D’Ambrósio (1992), Saviani (1991), dentre outros. Para realização da pesquisa foi utilizado a metodologia do tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa por trabalhar com entrevista. Desenvolvemos um questionário com os pedreiros e acompanhamos o trabalho de campo para vivenciar a forma da aplicação de alguns conceitos matemáticos, analisando as respostas e atitudes em sua complexidade.
Descrição: ABSTRACT This research was developed with the objective of emphasizing the mathematical knowledge that is developed in the area of civil construction and that are present in basic level education. As the basis of the research, we used Ethnomathematics, whose concept works the mathematics present in the daily life of different peoples and ethnicities. As a bibliographic basis, the father of Ethnomathematics: Ubiratan D'Ambrosio (1992) and Saviani (1991), among others. To carry out the research, the methodology of the action research type was used, with a qualitative approach for working with interviews. We developed a questionnaire with the masons and followed the fieldwork to experience the way of applying some mathematical concepts, analyzing the answers and attitudes in their complexity.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9956
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NEEMIAS_OLIVEIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.