Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9957
Título: | O uso da gamificação no processo ensino-aprendizagem da matemática nas séries finais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The use of gamification in the teaching-learning process of mathematics in the final years of elementary school |
Autor(es): | FURTADO, Victor Thiago Monroe |
Palavras-chave: | ensino de matemática; gamificação; aprendizagem em matemática. teaching mathematics; gamification; learning in mathematics. |
Data do documento: | 3-Fev-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Esse trabalho tem como objetivo geral discutir o potencial da gamificação como recurso para o ensino de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental. Em decorrência dos últimos acontecimentos a respeito da pandemia e o Ensino Híbrido em evidência, a prática da utilização de computadores pode ser mais comum de hoje em diante. Juntando isso e a grande crescente do consumo do celular, podemos utilizar estas ferramentas, em conjunto, no processo Ensino-Aprendizagem de Matemática com os alunos das séries finais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Da revisão da literatura sobre o tema desta pesquisa, apreende-se que a Gamificação pode muito contribuir com o processo Ensino-Aprendizagem de Matemática, em todos os níveis de escolaridade, e, em particular, nas séries finais do Ensino Fundamental. |
Descrição: | ABSTRACT This work aims to discuss the potential of gamification as a resource for teaching Mathematics in the final grades of Elementary School. As a result of the latest events regarding the pandemic and Hybrid Education in evidence, the practice of using computers may be more common from now on. Combining this and the great increase in cell phone consumption, we can use these tools together in the Mathematics Teaching-Learning process with students in the final grades of Elementary School. Methodologically, it is a bibliographic research. From the literature review on the subject of this research, it appears that Gamification can greatly contribute to the Mathematics Teaching-Learning process, at all levels of schooling, and, in particular, in the final grades of Elementary School. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9957 |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura Plena em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VICTOR_FURTADO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 365,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.