Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9958
Título: | A utilização do software Geogebra no ensino da semelhança de triângulos |
Título(s) alternativo(s): | Using Geogebra software to teach similar triangles |
Autor(es): | AMORIM, Elana Lima De Freitas |
Palavras-chave: | semelhança de triângulos; software; tic; geogebra. similarity of triangles; software; ict; geogebra. |
Data do documento: | 4-Fev-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Resumo A implantação das tecnologias da informação e comunicação nas escolas é um pro- cesso que já foi iniciado, e que vem mudando o perfil do processo de ensino-aprendizagem. A partir disso, procurando inserir tais tecnologias em sala de aula, tivemos como objetivo analisar as respostas de dez alunos referente ao questionário aplicado durante o desen- volvimento da pesquisa, além de apresentar uma abordagem que fará uso de recursos tecnológicos como o software Geogebra, a fim de facilitar a compreensão e de dá mais sentido a conceitos que inicialmente podem parecer extremamente abstratos. Com isso, espera-se que seja elaborada uma didática com o intuito de tornar o conteúdo de seme- lhança de triângulos um assunto que o aluno fazendo o uso de ferramentas educacionais consiga melhor compreender a teoria e a aplicação. Sendo assim, além do levantamento de informações sobre a informatização dos alunos do Programa de iniciação científica (PIC) edição especial e de seus conhecimentos a respeito deste conteúdo da geometria plana, a pesquisa possibilita também uma reflexão da temática e das mudanças ao adotar uma didática voltada para as tecnologias educacionais. |
Descrição: | Abstract The implementation of information and communication technologies in schools is a process that has already started, and that has been changing the profile of the teaching- learning process. From this, seeking to insert such technologies in the classroom, we aimed to analyze the responses of ten students regarding the questionnaire applied during the development of the research, in addition to presenting an approach that will make use of technological resources such as the Geogebra software, in order to facilitate understanding and give more meaning to concepts that may initially seem extremely abstract. With this, it was expected that a didactics would be developed in order to make the content of similarity of triangles a subject that the student using educational tools can better understand the theory and application. Thus, in addition to collecting information about the computerization of students from the Scientific Initiation Program (PIC) special edition and their knowledge about this content of plane geometry, the research also allows for a reflection on the theme and the changes when adopting a didactic focused on educational technologies. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9958 |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura Plena em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELANA_AMORIM.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.